Ministro da Cidadania palestra sobre Política Nacional de Drogas em Blumenau
Osmar Terra abordou o tema em um Fórum nesta quarta-feira
O Ministro da Cidadania Osmar Terra esteve em Blumenau na manhã desta quarta-feira, 11, para palestrar no V Fórum Sul Brasileiro de Comunidades Terapêuticas e IV Fórum de Políticas sobre Drogas. O tema abordado foi a atual Política Nacional sobre Drogas, mostrando diversos dados do Brasil e de outros países sobre o tema.
Terra aponta que é necessário que no país se tenha campanhas alertando sobre os riscos das drogas. Ele explica como a droga age no sistema cognitivo da pessoa, portanto a dependência química é uma doença do cérebro.
“O indivíduo não consegue controlar o impulso, o motivo de continuar a usar drogas não é mais o mesmo motivo pelo qual começou a usar”, afirma.
O ministro mostra dados que afirmam que as drogas são grandes causadoras de transtornos mentais e que eles também causam mortes, além do tráfico.
“A violência vinculada direta ou indiretamente ao transtorno mental causado pelo consumo de drogas é bem maior que a do tráfico”, aponta.
Em sua palestra, Osmar Terra defendeu a internação involuntária, pois segundo ele uma pessoa que fuma uma pedra de crack a cada 30 minutos em uma cracolândia não tem capacidade de discernimento. Ele compara com uma pessoa que está em surto psicótico e que também não tem a capacidade de discernir e é internada involuntariamente.
A palestra fez parte do último dia dos dois fóruns que aconteceram em conjunto em Blumenau com o tema “A nova política sobre drogas”. Foram organizados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semudes) e o Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (Comen) com apoio da Cruz Azul no Brasil.