Morador de Blumenau coloca árvore de Páscoa em buraco e conserto é providenciado
Remendo do asfalto foi feito no mesmo dia, mas não satisfez quem preparou o protesto
Ao passar pela rua Engenheiro Paul Werner, bem próximo à Altona, em Blumenau, foi possível ver, durante a manhã desta quinta-feira, dia 1, um colorido diferente. Dentro de um buraco no pavimento do corredor de ônibus havia uma Osterbaum, árvore de páscoa da cultura germânica, com máscaras e ovos coloridos. Havia também um bilhete que dizia: Feliz Páscoa, prefeito!
Pouco tempo depois de a árvore ser colocada, uma equipe da prefeitura foi ao local, retirou a árvore e fez o remendo do buraco. No entanto, é exatamente esta a reclamação de Hartmut Kraft, morador da cidade e metalúrgico de 56 anos, que decidiu protestar colocando a árvore no local.
“Não adianta só remendar. É preciso fazer um estudo técnico para compreender o que se passa e solucionar o problema”, critica.
De acordo com Kraft, a prefeitura sempre segue o mesmo procedimento: tapar o sulco deixado pelos ônibus. Pouco tempo depois, o buraco está lá novamente.
O que a Prefeitura diz
O secretário de Conservação e Manutenção Urbana, Robinsom Soares, explicou que os corredores de ônibus Blumenau foram feitos em uma junção de concreto e pavimento. Na parte onde há concreto, não costuma haver desgaste, mas a parte feita de pavimento acaba sendo prejudicada pelo peso dos ônibus.
“Os corredores de ônibus em geral têm problema de recalque por causa do peso dos ônibus. A nossa secretaria faz a manutenção do que existe, tapando os buracos”, explica.
Robinho disse que já há um estudo da prefeitura para que o problema seja resolvido. De acordo com ele, é a Secretaria de Infraestrutura que tem a responsabilidade de viabilizar e estudar a obra.
A reportagem tentou contato com a Secretaria de Infraestrutura por meio de assessoria de imprensa, mas não obteve resposta até o fechamento deste texto.