Morador de Ituporanga é condenado após ameaçar policiais militares durante abordagem
Jovem já havia sido condenado por homicídio e afirmou aos PMs que "não custa nada voltar a ser bandido"
Um homem de 21 anos foi condenado a nove meses e 15 dias de detenção após ameaçar e desacatar policiais militares que o abordaram em abril de 2018. De acordo com a denúncia do Ministério Público, o jovem chamou eles de “porcos fardados”, “corruptos” e “babacas”.
Entretanto, as ofensas não foram o único ataque. Ele também ameaçou os PMs afirmando que “isso não ficará assim, pois não custa nada voltar a ser bandido”. A insinuação se deve ao fato de o homem já ter sido condenado anteriormente por crime de homicídio.
A abordagem comprovou que a motocicleta que o réu pilotava, mesmo sem possuir habilitação para tanto, estava como documento atrasado. O veículo foi recolhido. O homem foi levado à Delegacia de Polícia, porém preferiu ficar em silêncio.
Em seu depoimento, o jovem negou a denúncia. Segundo ele, estava trabalhando com o pai no dia e usou a motocicleta para buscar a companheira na casa da avó. No retorno, ele teria sido abordado pelos policiais, que apontaram a arma em sua direção e lhe deram ordem para deitar no chão. O relato não foi comprovado durante os demais depoimentos.
A detenção dele será cumprida inicialmente em regime semiaberto. Não houve a substituição da pena privativa de liberdade por restritivas de direitos pois, além do réu ser reincidente, os crimes foram cometidos com violência e grave ameaça. Ainda cabe recurso ao Tribunal de Justiça. Quando foi condenado, o homem, que não foi identificado, já estava no Presídio Regional de Rio do Sul em razão da prática de outros crimes.