Moradora de Blumenau está entre as primeiras alunas a serem diplomada pelo MEC como instrutora de unhas

Brenda está entre as primeiras alunas a receberem o diploma no país no curso inédito

A moradora de Blumenau, Angélica Brenda Aires Sousa, está entre as primeiras estudantes a se formarem no curso Kaf Black, o primeiro curso de Instrutoras de Unhas reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). A formatura contou com mais de 80 alunas e aconteceu no Rio de Janeiro, no dia 19 de junho.

Da tecnologia da informação às unhas

A paixão pela área da beleza sempre esteve presente na vida de Angélica. Com tias que eram donas ou trabalhavam como cabeleireiras e em salões de beleza, ela lembra que, por volta dos 14 anos, amava fazer as unhas e passar horas se cuidando.

“Mas com o passar do tempo, fui crescendo, deixando de ser adolescente e virando adulta, e minha mãe não queria que eu seguisse na área e sim que eu fizesse faculdade, e me especializasse em algo. Então acabei me afastando da área da beleza e fazendo o que ela queria”, conta.

Por conta disso, Angélica se formou em dois cursos de graduação: gestão ambiental e gestão de tecnologia da informação. Ela acabou seguindo na área de T.I e trabalhou por muito tempo em empresas internacionais da área, mas a paixão pela área da beleza nunca sumiu, e ela, mesmo que não atuando na área, seguiu fazendo pequenos cursos de unhas, cabelos, sobrancelha, depilação, etc.

Como gostava muito da área, ela começou a conciliar o trabalho na área do T.I com pequenos trabalhos em um salão de beleza. Contudo, com a chegada da pandemia da covid-19, a vida dela mudou e ela acabou decidindo que iria, de fato, seguir o sonho de trabalhar com a beleza.

“Estava conciliando as duas coisas, mas quando eu ia para o salão trabalhar, eu me senti mais leve, me sentia bem, me sentia livre e feliz com o que eu estava fazendo, e quando eu estava atrás de um computador, eu não tinha essa sensação. No salão, eu sentia que eu ajudava as mulheres, ajudava elas a recuperar a autoestima, deixando elas bonitas e felizes. Foi então que decidi que era aquilo que eu queria, queria poder melhorar a vida das outras pessoas”, explica.

Contudo, o caminho de seguir a área não foi fácil, e Angélica conta que sofreu muito preconceito por parte de familiares e amigos, já que todos achavam estranho ela ir trabalhar na área da beleza, enquanto tinha duas faculdades em outras áreas.

Formada pelo MEC

Mas ela não se deixou abalar pela opinião de outras pessoas, e continuou perseguindo o próprio sonho. Por conta disso, Angélica seguiu fazendo cursos para poder se especializar nas diversas áreas da beleza.

Entre a procura de mais cursos na área, ela conheceu a instrutora Karly Araujo, referência no mundo da beleza que compartilhava dicas de beleza mas também sobre vendas, marketing digital e inteligencia emocional.

Interessada no assunto e vendo que os métodos de Karly estavam lhe ajudando, Angélica resolveu seguir a instrutora no Instagram, e foi a partir disso, que ela conhecer o curso Kaf Black, desenvolvido pela própria Karly.

O método Kaf Black é um curso criado para formar instrutoras de unhas de forma completa. Como é um curso em parceria com a Faculdade Brasília (FBr), é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), como o primeiro curso desse ramo no Brasil todo, e por conta disso, dá certificação e reconhecimento nacional.

Para Angélica, encontrar o curso foi perfeito, já que era tudo o que ela estava procurando. Ela relata que durante as 120 horas de aulas, ela desenvolveu e aprendeu diversas técnicas de como trabalhar com unhas, como lidar com o mercado de trabalho e o emocional além de se tornar uma instrutora de unhas para outras pessoas interessadas na área.

“O Kaf é muito intenso, muito pesado. Até brinco que o curso foi de muito choro e gritaria, porque tinham exigências diárias, haviam desafios sempre, livros para ler, e eu ainda tinha minha família, meu trabalho para conciliar com isso. Como é reconhecido pelo Mec, tivemos que fazer um TCC, então foi mais um desafio. Então, teve vários momentos em que pensei: ‘será que vou conseguir aguentar até o final?’, mas sempre pensava que um advogado precisa de cursos para ser bom no que faz, do mesmo jeito que eu precisava me especializar nisso, para também virar referência na minha área”, conta.

Agora, ela é sócia de um salão de beleza em Blumenau, tem outras oito mulheres trabalhando com ela e está conseguindo viver tranquilamente.

Salão de beleza que Angélica é sócia | Créditos: Arquivo Pessoal

Para Angélica, ter essa formação foi muito importante e saber que cursos na área estão sendo reconhecidos, é o começo para muitas portas se abrirem.

“Precisamos nos especializar, mesmo se já somos boas no que fazemos, é importante saber como lidar com vendas, marketing, emocional, comunicação para além de pegar em um alicate. Estou conquistando meu espaço na área que eu gosto, então o próximo sonho agora é poder passar todo esse conhecimento para outras mulheres. Quero continuar trabalhando com unhas, porque é o que eu amo”, finaliza.

Confira fotos da formatura e do TCC de Angélica:

 


Assista agora mesmo!

Bolinho de batata doce com atum: aprenda a preparar receita saudável e saborosa:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo