Moradora de Blumenau participa da Pelznickelplatz, em Guabiruba
Local é atração turística do município e é palco para a tradição do Pelznickel
Você já ouviu falar da Pelznickelplatz, em Guabiruba? É um local conhecido como Casa do Pelznickel, onde vive o personagem, que tem origem germânica, e outras figuras que compõem a sua lenda.
A casa é organizada pela Sociedade do Pelznickel, que é integrada por diversas pessoas, inclusive uma moradora de Blumenau.
Luzi Weege, todos os anos participa da Pelznickelplatz, a famosa casa do Pelznickel, em Guabiruba, trajada de oma. Ela acompanha a filha, Walmira Correa, que mora no município.
Ela diz que gosta muito de participar e receber as pessoas na casa, já que é a função da oma cuidar da casa e fazer a comida para o Pelznickel.
Luzi conta que nasceu em Jaraguá do Sul e que naquela época não tinha o Pelznickel lá. Mas quando se mudou para Blumenau, conheceu o Papai Noel do mato.
No entanto, só conheceu o Pelznickel tal como é hoje em 2006, quando a filha se mudou para Guabiruba. No fim de ano ela visita Walmira e aproveita para participar da Pelznickelplatz.
Assim como mãe e filha, diversas outras pessoas integram a Sociedade do Pelznickel, que organiza a Pelznickelplatz.
Atualmente a Sociedade do Pelznickel é formada por mais de 40 integrantes que atuam não somente como Pelznickel, mas também como Christkindl, Sackmann, São Nicolau, omas e Farmhand.
Denilson Goulart, 22 anos, nasceu em Guabiruba e cresceu no bairro Imigrante, sempre convivendo com a tradição. Na adolescência ele já se vestia de Pelznickel com os colegas na rua, até que foi convidado para participar da Sociedade. “Natal para mim é isso, é o Pelznickel”, diz.
Aline Taís Siegel se veste de Christkindl há 13 anos. Ela recebeu o convite de Fabiano Siegel, que é tio dela. “Sempre fui muito ligada com essa cultura desde criança. O tio sempre se vestia de Pelznickel e todo dia 24 de dezembro aparecia para entregar os presentes”, lembra.
Desde esse convite ela participa sempre que pode dos desfiles. Desde que foi criada a Pelznickelplatz, ela também personifica a Christkindl. “Pra mim é uma coisa mágica. É um trabalho árduo, mas me deixa muito feliz”, afirma.
Aline comenta que representar essa figura bondosa é muito gratificante, principalmente pelo contato com as crianças. Ela também relata que muitas pessoas que visitam a casa relatam que já se vestiram de Christkindl alguma vez.
Para saber mais sobre o Pelznickel, clique aqui.