Moradores de Blumenau que não transferiram domicílio eleitoral justificam voto neste segundo turno
Além de Blumenau outras 57 cidades têm segundo turno no país
Além de Blumenau, outras 57 cidades do Brasil contam com o segundo turno das eleições. Ou seja, quem ainda tem o domicílio eleitoral nessas cidades precisa votar, ou então justificam o voto, caso estejam em outro lugar.
É o caso de Ana Cristina Chaves, de 24 anos, e sua mãe Ana Célia Souza da Silva, de 52. As duas são de Belém do Pará e vieram para Santa Catarina há dois anos. Neste meio tempo, contudo, não transferiram o local de voto. “Não quisemos porque a gente não sabia se voltaria ou não. A intenção é mudar para os próximos anos, diz Ana Célia.
Mãe e filha moram no Água Verde, e justificaram seus votos na Escola Municipal Alberto Stein, bairro Velha. Na opinião delas o voto não é importante. “Votamos porque somos obrigadas”, diz Ana Cristina.
Além de Blumenau, apenas mais uma cidade têm segundo turno neste domingo, que é Joinville. É justamente de lá que o casal Fabiane Cercau, de 39 anos, e Edson Luis Boeck, de 40, ainda têm domicílio eleitoral. Como não transferiram, fizeram a justificativa de segundo turno também na escola Alberto Stein.
Após três anos morando em Blumenau, o casal agora afirma que irá transferir o documento. “Faremos isso já no próximo ano”, diz Edson. Para eles, fazer a justificativa foi ainda mais tranquilo neste domingo do que no primeiro turno.