Moradores da Itoupavazinha revivem pesadelo da enxurrada um ano depois
Casas foram invadidas por água e lama na noite desta quinta
Menos de um ano depois, moradores do bairro Itoupavazinha, em Blumenau, voltaram a enfrentar o drama de uma enxurrada. Na noite desta quinta-feira, 17, quando o bairro registrou mais de 100 milímetros de chuva, diversas casas foram invadidas por água e lama.
Enegilda Marise da Cruz estava desolada na manhã desta sexta. No ano passado, perdeu tudo na água da enxurrada. Recebeu doações, batalhou para mobilizar minimamente a casa e, agora, viu quase tudo se perder novamente. Com baldes e vassouras, tirava a sujeira de dentro de casa, na rua Henrique Mette.
“Molhou guarda-roupa, colchão. Até levantei algumas coisas, mas parece que a água veio mais alta que da outra vez”, lamentou, entre lágrimas.
Osmar dos Santos, também morador da Henrique Mette, diz que a comunidade vem solicitando o desassoreamento do ribeirão que passa nas redondezas, sem sucesso. Ele comparou o volume de água que invadiu as casas a um mar.
“É todo ano assim, e cada ano vai ser pior. Tem três metros de areia dentro do rio e ninguém vem limpar”, reclamou.
Segundo o Corpo de Bombeiros, em toda Blumenau 11 pessoas tiveram de ser resgatadas de dentro das casas em botes na noite de quinta-feira. A água invadiu casas e comércios muito rápido, e os moradores ficaram ilhados. Apesar dos prejuízos e dos transtornos, não há registro de feridos na cidade.