Moradores de Blumenau reclamam de falta d’água e sujeira na rede do Samae
Gerente de manutenção da autarquia afirmou que problemas do fim de semana têm relação com queda de energia
A previsão de que faltaria água no fim de semana em bairros de Blumenau se confirmou. Desde sábado, 15, mas principalmente durante o domingo, moradores reclamam nas redes sociais de torneiras secas. No bairro da Velha, o transtorno é com a qualidade da água. Ela jorrou barrenta, com coloração que mais parecia café.
Na rua Primavera, bairro Fortaleza, a água desapareceu da rede às 10h30 deste domingo e até o fim da tarde ainda não havia retornado. No bairro da Velha, desde sexta-feira há reclamações de falta d’água, especialmente na Velha Grande.
Neste domingo, os moradores da rua Alfredo Rodrigues, uma transversal da Governador Jorge Lacerda, até receberam água da rede do Samae. O problema foi a qualidade. O líquido surgiu na cor marrom:
“O produto que está saindo das torneiras neste domingo é chorume ou esgoto”?, questionou.
Queda de energia
Segundo Guto Reinert, gerente de Manutenção do Samae, a falta d’água observada neste fim de semana em alguns bairros têm a ver com as quedas de energia na principal Estação de Tratamento de Água de Blumenau, a ETA2.
Como a produção de água foi prejudicada na sexta-feira pela manhã, não houve tempo suficiente para abastecer toda a cidade.
“A falta de energia que tivemos na sexta-feira prejudicou muito nosso abastecimento e o consumo nestes dois dias gerou alguns pontos de falta de água”, justificou.
Reinert afirmou que o problema da água escura na rua Alfredo Rodrigues acontece quando a água retorna à rede.
“É chamado de arraste de rede. Quando a pressão volta ao sistema, uma película que se forma na tubulação pode soltar fazendo este tipo de situação”, explicou.