X
X

Buscar

Moradores de Blumenau relatam angústia após dias sem água

Samae afirma que abastecimento já foi retomado

As fortes chuvas que aumentaram a turbidez da água do rio Itajaí-Açu deixaram bairros da cidade sem água durante essa semana. Apesar de o abastecimento ter sido gradualmente retomado nesta sexta-feira, 9, moradores ainda relatam que as torneiras estão secas.

Jair Bona, morador do bairro Vila Nova, relata que este é o quarto dia sem água. Ele, a esposa e as duas filhas adolescentes estão indo na casa de parentes e amigos para conseguirem tomar banho. As roupas e louças acumulam com o decorrer da semana.

“Estão cobrando uma fortuna e não temos água na torneira. Eu pago mais de tarifa de água do que energia na minha casa. Se o motivo fosse a escassez de água, eu me conformaria. O Samae fala na turbidez, mas precisamos mudar a captação ou melhorar a limpeza da água captada. É absurdo uma cidade como a nossa passar por isso”, denuncia.

Essa também é a situação de Alessandra, que mora em Blumenau e trabalha em Brusque. Para conseguir ir trabalhar, ela tem parado na casa de uma amiga em Gaspar, no meio do caminho, para tomar banho.

Já os moradores do loteamento Iara, que ocupa três ruas do bairro Fortaleza, estão sem abastecimento desde a tarde de quinta-feira, 8. Michel Imme relata que o grupo de WhatsApp foi espaço de muita indignação nos últimos dias.

“Aqui não é morro, é muito raro faltar água. Essa semana a água da rede veio fraca e ontem a tarde secou geral a torneira”, detalha.

Samae afirma que reabastecimento foi restabelecido

O rio Itajaí-Açu vem sofrendo com a turbidez da água desde a segunda-feira, 5, após as fortes chuvas terem revoltado o fundo do rio. O valor máximo permitido é de 5 NTU, e em Blumenau ele chegou a 394 NTU.

Os bairros afetados são: Água Verde, do Salto, Escola Agrícola, Salto Weissbach, Passo Manso, Velha, Velha Pequena, Velha Grande, Velha Central, Vila Nova, Fidélis, Fortaleza, Fortaleza Alta e Itoupava Norte. Inclui ainda o Tribess, Nova Esperança, Badenfurt, Itoupava Central, Itoupava Seca, Itoupavazinha, Salto do Norte e o Testo Salto.

Ainda na manhã desta sexta-feira, 9, o Samae afirmou que o abastecimento foi restabelecido durante a madrugada. Entretanto, ainda não foi possível recuperar os reservatórios das regiões mais afetadas por conta do alto consumo.

“O Samae Blumenau orienta a população que evite o desperdício de água lavando carros, muros, telhados e enchendo piscinas. O uso consciente contribui para que todas as famílias possam ter água potável em suas casas”, afirmou em nota.

De acordo com a autarquia, 90% dos pontos onde havia problemas no abastecimento de água estão regularizados.

Leia também:

1. Vacina Covid-19: jovens seguem aguardando liberação da 4ª dose em Blumenau
2. Concerto natalino acontece em frente à Casa Johannastift, no Centro de Blumenau
3. Idosa acha caixinha de óculos com R$ 1 mil em dinheiro e encontra dona para devolver no Vale do Itajaí
4. Presidente eleito Lula anuncia cinco ministros para o próximo governo
5. GALERIA – Veja como foi cantata de Natal em Blumenau

– Assista agora:
Joanna Tomio conta como emagreceu e se tornou referência no assunto