Moradores reclamam de consumo de drogas em frente a prédio de Blumenau; o que diz a assistência social
Vizinhos relatam que a situação acontece há mais de dois meses
Há cerca de dois meses, uma situação de pessoas dormindo, usando drogas e até defecando em frente a prédio de Blumenau, tem causado incomodo para alguns moradores da região. Segundo relatos, isso vêm acontecendo desde janeiro, na rua Amadeu da Luz esquina com a 7 de Setembro, no Centro, e as autoridades já foram acionadas, mas a situação não apresentou mudanças.
Conforme o relato, as pessoas em situação de rua já são conhecidas no local, já que sempre andam pela via. Contudo, desde janeiro, os três homens e dois cachorros, se estabeleceram em frente a um prédio comercial, e segundo moradores e funcionários, a situação está piorando cada vez mais.
Ainda conforme os relatos, os homens ficam no local usando drogas e bebendo, e ainda fazem as necessidades na rua e na porta do prédio.
“Os funcionários do prédio estão tendo vários problemas, inclusive de ter que limpar urina que os homens fizeram na porta de vidro, e entrou no escritório. Já conversamos com o condomínio, Polícia Militar, Prefeitura de Blumenau, mas até agora nenhum retorno. Enquanto ninguém faz nada, eles ficam ali e isso causa insegurança em todos”, finaliza o morador.
O que diz a Assistência Social de Blumenau
Em contato com a Assistência Social de Blumenau, o órgão explicou que ações já estão sendo feitas, constantemente, para evitar que esse tipo de ocorrência continue e se normalize.
A orientação para esse tipo de caso da Assistência Social, é que a população, se encontrar alguém em situação de rua, entre em contato com a abordagem social pelo telefone 156, na opção 2. Dessa forma, os educadores vão até o local e ofertam os serviços como Centro POP e abrigo para eles.
“Não podemos obrigar ninguém a vir com a abordagem, então é um trabalho desafiador fazer este convencimento do usuário a acessar os serviços, pois muitas vezes eles preferem ficar nas ruas, mas seguimos com o serviço ativo e funcionando”, explica o órgão.
Quanto a questão de sujeita, a abordagem, em conjunto com a Secretaria Municipal de Conservação e Manutenção Urbana (Seurb), está realizando várias ações de zeladoria e limpeza de locais.
A abordagem acompanha para ofertas os serviços aos usuários e, caso o dono dos pertences não tiverem no local, o órgão zela pelos pertences, guardando eles e devolvendo posteriormente aos donos ou, eles mesmos, podem acessar os pertences no Centro POP.
A última ação realizada foi na última sexta-feira, 23, na qual os educadores fizeram abordagens, na rua 7 de setembro, no Centro, próximo ao Shopping Neumarkt, durante a noite. Após contato e relato da situação, o órgão afirmou que também iria verificar a rua Amadeu da Luz, para verificar a situação e limpar o local.
Veja agora mesmo!
Conheça o artilheiro das Itoupavas, seis vezes consecutivas campeão da Liga: