X
X

Buscar

Moradores reclamam de excesso de lixo e proliferação de bichos em rua de Blumenau

Desde restos de comida até móveis estão sendo descartados na rua Araranguá

Um acúmulo de lixo em um ponto da rua Araranguá, no bairro Garcia, foi registrado por um morador do bairro nessa terça-feira, 25. No local, é possível observar grande quantidade de lixos variados, desde restos de comida até móveis. A reclamação predominante é a proliferação de ratos e insetos que o problema está causando.

Segundo Adão Franco, morador há mais de 10 anos da rua Heretiano de Souza, localizada também no Garcia e nas proximidades da rua Araranguá, o problema não é atual. Em agosto de 2021 foi realizado uma reclamação na Ouvidoria da Prefeitura de Blumenau para o recolhimento de entulhos, o qual foi atendido pela Diretoria de Serviços Urbanos. Porém, mesmo após a realização da limpeza, a população volta a descartar resíduos no mesmo local.

“Tem lixeiras do lado, mas eles insistem em jogar na rua. Já entramos em contato com a prefeitura várias vezes, mas nem sempre eles vêm, e quando aparecem para fazer a limpeza um tempo depois já tem lixo de novo. Deveriam colocar placas de proibido jogar lixo aqui”, explica Adão.

De acordo com Adão, ao lado do local onde o lixo é descartado indevidamente há lixeiras. O morador afirma não saber se o descarte de resíduos no local impróprio está sendo feito pelos moradores da rua ou por outras pessoas.

A reportagem entrou em contato com o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) e a reclamação será repassada para o setor de resíduos sólidos efetuar a coleta do material.

Porém, o Samae ressalta que este tipo de situação acontece pelo descarte indevido de lixo pela população e pede para que os moradores da região fotografem e denunciem sempre que flagrarem alguém realizando esta ação.

Coleta especial

A “Coleta Especial” é um serviço responsável pelo recolhimento de resíduos volumosos tais como eletrodomésticos (linha branca), eletroeletrônicos e móveis em geral.

Clique aqui e confira o calendário estabelecido entre a Racli e o Samae para saber quando o serviço passará por cada região da cidade.

Bocas de lobo

Outra reclamação do morador é a grande quantidade de bocas de lobo quebradas ou entupidas na rua Heretiano de Souza. Este fator prejudica a população principalmente nos dias de chuva, afinal, a água acaba invadindo a rua, formando mais buracos e atrapalhando a circulação no local.

Por se tratar de um problema de drenagem fluvial da rua e não de problemas relacionados ao esgoto, neste caso, a situação fica sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Conservação e Manutenção Urbana (Seurb).

De acordo a Seurb, não há nenhum registro de reclamação sobre este assunto, porém, a equipe prometeu ir até o local avaliar a situação na próxima semana.

Circulação na rua

Outra reclamação do morador é em relação à dificuldade de circulação na rua. Ele alega que o trajeto apresenta muitos buracos, o que dificulta a locomoção. Adão afirma já ter presenciado uma queda de pessoa idosa no local por este motivo.

Rua Heretiano de Souza, Garcia. Foto: Adão Franco

O morador diz já ter ligado para a prefeitura para relatar o problema, no entanto, não obteve nenhuma solução.

Rua Heretiano de Souza, Garcia. Foto: Adão Franco

Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube