Moradores reclamam de problemas no abastecimento de água há quase um mês em Blumenau

Relatos começaram ainda no final de dezembro de 2023

O início de 2024 tem sido marcado por dificuldades no abastecimento de água para diversos moradores de Blumenau, conforme relatos recebidos pelo jornal O Município Blumenau. Os problemas começaram no final de dezembro de 2023, caracterizados por baixa pressão na rede e a falta de água em vários momentos do dia.

Entre as áreas afetadas estão as ruas Emílio Jurk, no bairro Água Verde, Marcílio de Oliveira, no Tribess, Presidente Rodrigues Chaves, no Salto, George Bachmann, na Velha Central, e ainda as ruas Ayrton Senna, na Velha, Maringá, no Salto do Norte, Santa Mônica, no bairro Itoupava Norte, e no Loteamento Santa Rita, no bairro Fortaleza.

Moradores dessas localidades têm enfrentado problemas há quase um mês, e apesar dos chamados para resolver a situação, as intervenções feitas pelos órgãos responsáveis têm proporcionado soluções temporárias, com a recorrência dos transtornos.

Um morador do bairro Velha relatou que, desde 20 de dezembro, quase todos os dias enfrenta a falta de água na região. Durante a noite, o fornecimento ocorre normalmente, mas todas as manhãs há ausência de abastecimento. Situações similares foram compartilhadas por moradores de outros bairros, onde, mesmo com o retorno da água, a falta de abastecimento é registrada alguns dias depois.

A escassez de água tem impactado diversas atividades cotidianas, conforme depoimento de uma moradora: “Às vezes, a água vem, então estamos na correria para deixar as roupas em dia, já que o abastecimento não dura o dia todo. Logo que começamos, a água acaba. Estamos cansados.”

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) já realizou visitas a algumas áreas afetadas, utilizando aparelhos para análise da situação, mas a normalidade ainda não foi completamente restabelecida, relatam moradores.

Resposta do Samae

O Samae afirma que está tomando medidas para solucionar o problema. Um caminhão-pipa foi designado para acelerar o processo de abastecimento em alguns locais. A autarquia pede que os moradores mantenham reservas em suas residências para lidar com essas intermitências.

O aumento da temperatura é identificado como um fator crítico, pois o consumo de água tende a ser significativamente maior, como encher ou limpar piscinas, por exemplo. O Samae observa melhorias graduais na situação e assegura que não há problemas nas Estações de Tratamento de Água (ETAs).

Colaborou Marlos Glatz


Veja agora mesmo!

“É muito alemã!”: músico da Alemanha fala sobre o que achou da Festa Pomerana, de Pomerode:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo