Moradores reclamam que obra da Prefeitura de Blumenau bloqueou acesso ao comércio e residências da região
Prazo de entrega da obra é para abril de 2022
Alguns moradores estão reclamando que perderam acesso às suas residências após o início das obras de revitalização da rua Bahia, no bairro Salto. Proprietários de comércios da região também temem que a revitalização possa afetar o movimento de clientes.
As principais reclamações partem de alguns moradores de um residencial localizado na rua. Segundo o síndico, as obras começaram sem um aviso. Sem serem comunicados, muitos ficaram com os carros presos na garagem, ou aqueles que estavam fora, não conseguiram entrar novamente.
“Nenhum morador foi avisado sobre as obras, carros não puderam sair nem entrar nas garagens. Chegaram, colocaram as máquinas para trabalhar, invadiram áreas particulares e levaram as pedras do piso, não sabemos para onde”, finaliza o síndico
O comércio da região também está com problemas por conta da acessibilidade, alguns donos chegaram a cogitar abrir um processo contra as ações do Poder Público.
A proprietária do Supermercado Unidos, localizado em frente as obras, relatou que já está reduzindo as vendas do varejo e dos almoços.
“Também quero que a rua melhore e cresça, é uma obra importante, mas gostaria de ter sido avisada para poder me organizar. Quando a obra começar no meu comércio, preciso que façam uma entrada e uma saída para meus clientes”, relata Mari.
Outra reclamação recorrente acontece por conta da nova calçada que será realizada, segundo os comerciantes e moradores, a prefeitura teria quebrado e retirado as lajotas assim que as obras começaram.
Isolde Dagnoni, proprietária de um comércio de roupas da região, comentou que seus terrenos tinham cerca de 20 vagas, que serão reduzidas para cerca de 10. Ela ainda comentou que gostaria de ter sido avisada, para poder retirar e reutilizar o paver.
“Gastei muito dinheiro reformando o paver em frente a loja, quando acordei de manhã para abrir a loja vi que estavam quebrando tudo. Vou precisar construir um estacionamento do lado do meu comércio e poderia ter reutilizado esse paver novo.”
Resposta da prefeitura
A Prefeitura de Blumenau, por meio de assessoria, relatou que faz o possível para divulgar as obras por meio dos canais oficiais de comunicação e que não tem como ir de casa em casa para avisar sobre o início dos trabalhos.
Ainda foi informado que o prazo para encerrar a obra está previsto para abril de 2022 e que as calçadas serão refeitas e reconstruídas, totalmente novas e dentro dos padrões municipais.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube