Morre médico que atendeu por mais de 50 anos em Gaspar

Prefeitura de Gaspar decretou luto oficial de três dias

O doutor João Leopoldino Spengler morreu na noite desta terça-feira, 18, aos 80 anos. O médico atendeu por mais de 50 anos e foi um dos primeiros a trabalhar no Hospital de Gaspar.

A Prefeitura de Gaspar decretou luto oficial de três dias e publicou uma mensagem para o Dr. “A Prefeitura de Gaspar informa e lamenta profundamente o falecimento do Dr. João Spengler. Médico dedicado, foi um dos primeiros a atender no Hospital de Gaspar. Em seus mais de 50 anos de profissão, atendeu e cuidou de centenas de gasparenses. O prefeito Kleber Wan-Dall decreta luto oficial de três dias em homenagem à sua vida e seu legado para a cidade. Com certeza será lembrado com carinho por todos. A Prefeitura se solidariza com a família nesse momento de dor.”

O prefeito também publicou nas redes sociais lamentando a morte de João. “Recebo com tristeza e pesar a notícia do falecimento do Dr. João Spengler. Médico dedicado que passou mais de 50 anos da vida e carreira cuidando de nós gasparenses. Fica o legado de dedicação, amor ao próximo e paixão por sua profissão e pelas pessoas. Decretarei luto oficial em sua homenagem. Que Deus abençoe e conforte a família e todos os amigos e pacientes do nosso Dr. João, em especial sua esposa e filhos.”

Velório

O velório de João ocorre no Salão Cristo Rei, anexo a Igreja Matriz de Gaspar, no Centro da cidade, até às 16h desta quarta-feira.

Carreira

O médico clínico geral realizou mais de 4 mil partos e mais de 60 mil consultas em Gaspar. Em julho, ele foi homenageado na Alesc, com uma moção de aplauso.

Bruno Collaço/Agência Alesc

As atividades profissionais iniciaram em 1969, em Gaspar. Nesse mesmo ano casou com Maria Helena Spengler, com quem teve quatro filhos. A graduação no curso de medicina ocorreu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1968, ano da colação de grau.

Logo após a formatura, João retornou para Gaspar, pois o desejo era atender sua comunidade. O primeiro consultório, ainda em 1969, ficava em um casarão na rua Coronel Aristiliano Ramos, no centro da cidade.

João foi o médico quem encaminhou o primeiro paciente à casa de saúde e também fez o primeiro parto no Hospital de Gaspar, no dia 16 de agosto de 1970.

Leia também:
– Gigante da indústria têxtil de Gaspar é notificada por assédio eleitoral

– Mais de 30 apostas feitas em Blumenau acertam a quadra na Mega-Sena; confira os valores
– Ex-professor que abusava de aluna pré-adolescente é preso no Médio Vale
– Preço da gasolina nos postos volta a subir após 15 semanas; confira aumento
 Anvisa recolhe dois lotes de chocolates da Garoto suspeitos de conter fragmentos de vidro

– Assista agora:
Desfile da Oktoberfest: veja quem passou e os carros alegóricos que estiveram na rua XV de Novembro

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo