Morre médico que atendeu por mais de 50 anos em Gaspar
Prefeitura de Gaspar decretou luto oficial de três dias
O doutor João Leopoldino Spengler morreu na noite desta terça-feira, 18, aos 80 anos. O médico atendeu por mais de 50 anos e foi um dos primeiros a trabalhar no Hospital de Gaspar.
A Prefeitura de Gaspar decretou luto oficial de três dias e publicou uma mensagem para o Dr. “A Prefeitura de Gaspar informa e lamenta profundamente o falecimento do Dr. João Spengler. Médico dedicado, foi um dos primeiros a atender no Hospital de Gaspar. Em seus mais de 50 anos de profissão, atendeu e cuidou de centenas de gasparenses. O prefeito Kleber Wan-Dall decreta luto oficial de três dias em homenagem à sua vida e seu legado para a cidade. Com certeza será lembrado com carinho por todos. A Prefeitura se solidariza com a família nesse momento de dor.”
O prefeito também publicou nas redes sociais lamentando a morte de João. “Recebo com tristeza e pesar a notícia do falecimento do Dr. João Spengler. Médico dedicado que passou mais de 50 anos da vida e carreira cuidando de nós gasparenses. Fica o legado de dedicação, amor ao próximo e paixão por sua profissão e pelas pessoas. Decretarei luto oficial em sua homenagem. Que Deus abençoe e conforte a família e todos os amigos e pacientes do nosso Dr. João, em especial sua esposa e filhos.”
Velório
O velório de João ocorre no Salão Cristo Rei, anexo a Igreja Matriz de Gaspar, no Centro da cidade, até às 16h desta quarta-feira.
Carreira
O médico clínico geral realizou mais de 4 mil partos e mais de 60 mil consultas em Gaspar. Em julho, ele foi homenageado na Alesc, com uma moção de aplauso.
As atividades profissionais iniciaram em 1969, em Gaspar. Nesse mesmo ano casou com Maria Helena Spengler, com quem teve quatro filhos. A graduação no curso de medicina ocorreu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1968, ano da colação de grau.
Logo após a formatura, João retornou para Gaspar, pois o desejo era atender sua comunidade. O primeiro consultório, ainda em 1969, ficava em um casarão na rua Coronel Aristiliano Ramos, no centro da cidade.
João foi o médico quem encaminhou o primeiro paciente à casa de saúde e também fez o primeiro parto no Hospital de Gaspar, no dia 16 de agosto de 1970.
Leia também:
– Gigante da indústria têxtil de Gaspar é notificada por assédio eleitoral
– Mais de 30 apostas feitas em Blumenau acertam a quadra na Mega-Sena; confira os valores
– Ex-professor que abusava de aluna pré-adolescente é preso no Médio Vale
– Preço da gasolina nos postos volta a subir após 15 semanas; confira aumento
– Anvisa recolhe dois lotes de chocolates da Garoto suspeitos de conter fragmentos de vidro
– Assista agora:
Desfile da Oktoberfest: veja quem passou e os carros alegóricos que estiveram na rua XV de Novembro