Motoristas e cobradores preparam novas paralisações para quarta-feira
Sindetranscol alega que está esperando contato da Blumob para negociar
Os funcionários do transporte coletivo de Blumenau prometem fazer novas paralisações ao longo desta quarta-feira, dia 20. As paralisações devem durar cerca de 40 minutos. Os horários não foram divulgados pelo Sindicato dos Empregados nas Empresas Permissionárias do Transporte Coletivo Urbano de Blumenau, Gaspar e Pomerode (Sindetranscol).
De acordo com o presidente do sindicato, Pradelino Moreira da Silva, as manifestações continuarão até que a Blumob, empresa que gerencia o transporte coletivo da cidade, procure a categoria para negociar.
“Ninguém se mexe, nem poder público, nem empresa, para negociar com a gente. Estamos indignados e vamos para a luta”, diz.
A Blumob informou que, por não ter conhecimento dos horários em que as paralisações vão acontecer, não se manifestará a respeito.
Como está a negociação
A reforma trabalhista passou a vigorar no dia 11 de novembro. Como ela muda diversos pontos da relação empregado e empregador, o sindicato exige que a convenção coletiva da categoria vete algumas mudanças. A BluMob não concorda com a imposição.
Três audiências no Tribunal Regional do Trabalho já foram feitas, e a empresa e sindicato não entraram em consenso. Quem tomará a decisão sobre o processo agora é o Poder Judiciário. Porém, o próprio tribunal admitiu a possibilidade de que as partes continuem negociando enquanto não sai a decisão.