VÍDEO: Motoristas fazem “buzinaço” em frente a Prefeitura de Blumenau em favor do retorno ao trabalho
Movimento se organizou nas redes sociais e repetiu ações feitas em outras cidades pelo país
Um buzinaço em favor do “retorno ao trabalho e direito de ir e vir” foi realizado na manhã desta sexta-feira, 27, em Blumenau. Os motoristas foram até a frente da Prefeitura de Blumenau, onde segundo os organizadores, ficaram por cerca de 25 minutos buzinando, para destacar a vontade de que as pessoas pudessem voltar ao trabalho.
Essa mesma manifestação foi realizada em outras cidades pelo país – como Balneário Camboriú – nesta quinta-feira, 26, e também nesta sexta, 27. Em alguns deles, além do buzinaço, houve carreatas e músicas com dizeres a favor do Presidente Jair Bolsonaro.
Nas redes sociais há movimentos programados para o sábado, 28. Grande parte dos movimentos tem como principais entusiastas os empresários.
Governador define nova retomada da atividade econômica
Ainda antes da manifestação, nesta quinta-feira, 26, pela noite, o Governador de SC, Carlos Moisés, anunciou um novo plano de retomada da atividade econômica no estado, já a partir de segunda-feira, 30.
Nesse dia estão autorizadas a retomarem as atividades as agências bancárias e lotéricas, assim como as cooperativas de crédito. Elas devem funcionar para atender exclusivamente serviços essenciais, que não possam ser feitos de outra forma que não presencialmente.
Já a partir de quarta-feira, 1º, está autorizado o retorno de todas as atividades e os serviços privados não essenciais, a exemplo de academias, shopping centers, bares, restaurantes e comércio em geral.
Também poderão voltar à ativa as atividades do setor hoteleiro, da construção civil, dos escritórios de prestação de serviço em geral, e dos centros de distribuição e depósitos. Na quarta-feira, ainda está autorizada a retomada dos serviços autônomos, domésticos e prestados por profissionais liberais
Ficou estabelecido, também que em estabelecimentos que fazem atendimento ao público, será limitada a entrada de pessoas em 50%, assim como deve haver controle de acessos e marcação de lugares, bem como controle de área externa e distância mínima de um metro e meio.
Todas as empresas deverão, no entanto, manter o afastamento de empregados pertencentes ao grupo de risco.