X
X

Buscar

MP investiga vereador de Blumenau por uso de veículo oficial para fins particulares

Vereador afirma que não tem conhecimento de inquérito civil

O Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC), por meio do promotor Gustavo Mereles Ruiz Diaz, instaurou inquérito civil que investiga uma possível irregularidade que teria sido cometida pelo vereador Jovino Cardoso Neto (PROS).

Conforme apontam as suspeitas, Cardoso teria utilizado um automóvel oficial da Câmara de Vereadores de Blumenau para fins particulares. Como a investigação corre em sigilo, contudo, não há mais detalhes sobre o fato, como, por exemplo, quando teria ocorrido e quais as circunstâncias desse possível uso indevido.

Em resposta à reportagem, Jovino afirma que não tem conhecimento sobre o procedimento e nega que tenha usado quaisquer veículos oficiais da Câmara Municipal para fins particulares. Ele também se prontificou a dar posicionamento caso seja notificado.

Utilização dos veículos da Câmara

Conforme explica o presidente da Câmara de Vereadores, Marcelo Lanzarin (sem partido), os automóveis oficiais – localizados em um pátio pertencente ao imóvel da Câmara – são livremente utilizados pelos legisladores, contanto que o objetivo seja a atividade parlamentar.

“Os vereadores podem, inclusive, saírem da cidade se forem para desempenho de seus papéis. O que não pode é utilização para fins particulares. Usar para ir ao supermercado, por exemplo”.

Lanzarin explica ainda que os automóveis da Câmara de Vereadores têm controle, inclusive, com uso de GPS. “Esse material depois fica completamente disponível a quem quiser verificar, no Portal da Transparência”.