MP-SC apura suposta negligência médica em Araquari após morte de adolescente

David Bryan Fulgieri Mayer tinha 12 anos

O Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC) instaurou uma notícia de fato para investigar um suposto caso de negligência médica no atendimento prestado a um menino de 12 anos pela rede de saúde pública de Araquari. O adolescente, identificado como David Bryan Fulgieri Mayer, morreu no último domingo, 6.

No procedimento, a 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Araquari relata que a vítima foi atendida na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município no Norte catarinense no sábado, 5. O menino apresentava sintomas como dor de ouvido, tosse, náuseas, vômito, diarreia e dor no braço esquerdo. A médica responsável então prescreveu medicamentos para o alívio dos sintomas e o liberou, orientando-o a retornar em caso de piora.

Com a persistência dos sintomas, ele foi levado ao Hospital Municipal São José, em Jaraguá do Sul, na mesma noite. No local, foi diagnosticado com pneumonia e liberado novamente. No dia seguinte, após um desmaio, ele foi socorrido pelos bombeiros voluntários de Guaramirim e encaminhado ao Hospital Santo Antônio, na mesma cidade. Na unidade hospitalar, não resistiu aos sintomas e faleceu.

Conforme consta na notícia de fato do MP-SC, o atestado de óbito indicou sepse e leptospirose como causas da morte. Amostras de sangue foram enviadas ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) para confirmação diagnóstica.

O MP-SC determinou o envio de um ofício à Secretaria Municipal de Saúde de Araquari e à UPA para que esclareçam, no prazo de cinco dias, o atendimento oferecido ao menino. Devem, ainda, encaminhar o diagnóstico médico registrado, bem como explicar a ausência de encaminhamento para exames complementares, que poderia comprometer a exatidão do diagnóstico e as medidas terapêuticas adequadas.

O Promotor de Justiça Dimitri Fernandes, titular da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Araquari, destacou “a necessidade de apurar as condições de funcionamento e o atendimento prestado pela UPA de Araquari, em defesa dos direitos garantidos pela Constituição Federal e pela legislação correlata, que asseguram o acesso à saúde de forma digna e eficiente”.

Ele ressaltou que a investigação visa verificar se os procedimentos adotados estão em conformidade com os princípios da eficiência e continuidade do serviço público, protegendo os direitos fundamentais dos usuários e assegurando a prestação adequada dos serviços de saúde.

O que diz a Secretaria de Saúde de Araquari?

Em nota enviada ao jornal O Município Joinville, a Secretaria de Saúde de Araquari informou que a médica que atendeu o adolescente foi afastada do cargo e que abriu uma sindicância interna para apurar o fato.

Além disso, relata que a amostra de sangue foi enviada para o Laboratório Central de Saúde Pública, (Lancen) e o caso será investigado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica, do estado.

Conforme o órgão, o resultado desse exame deve esclarecer a causa da morte, se foi de fato leptospirose ou outra doença.

Confira a nota da Secretaria de Saúde de Araquari na íntegra:

A Secretaria de Saúde de Araquari lamenta a morte do menino David Bryan Fulgieri Mayer, de 12 anos, integrante do Corpo de Bombeiro Mirim Voluntário. David deu entrada no PA 24h, no sábado, (05/10) com sintomas de dor de ouvido, tosse, náuseas, vômito, diarreia, e dor no braço esquerdo. Ele entrou às 12h52 e saiu às 15h20. A médica que o atendeu, o medicou para os sintomas e, após apresentar melhora, ele foi liberado com a orientação que retornasse para um hospital caso houvesse piora do quadro clínico.

Ainda no sábado, por volta das 20h, os pais decidiram levá-lo para o Hospital Jaraguá, na cidade de Jaraguá do Sul, já que a família residia naquele município até pouco tempo. Na unidade, ele foi diagnosticado com pneumonia e liberado, na madrugada, para fazer o tratamento em casa.

No domingo (06/10), ele apresentou falta de apetite e os pais decidiram levá-lo novamente para o Hospital de Jaraguá do Sul. No caminho ele apresentou diarreia e pediu para ir ao banheiro de um supermercado, onde desmaiou. Os pais chamaram os Bombeiros de Guaramirim que o levaram até o Hospital e Maternidade Santo Antônio, onde entrou às 16h32 e, infelizmente, veio a óbito às 17h30.

No atestado de óbito o médico colocou como causa da morte sepse e leptospirose. Uma amostra de sangue foi enviada para o Laboratório Central de Saúde Pública, (Lancen) e o caso será investigado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica, do Estado.

O resultado desse exame deve esclarecer a causa da morte, se foi de fato leptospirose ou outra doença. A médica que atendeu a criança, em Araquari, foi afastada da função, e a Secretaria de Saúde abriu uma sindicância interna, para apurar o fato.

Leia também:

1. GALERIA – Confira como foi a abertura da 39ª Oktoberfest Blumenau
2. VÍDEO – Brusquense deixa Orlando em meio à ameaça de Furação Milton
3. Taxistas poderão usar corredor exclusivo para ônibus em Blumenau; entenda
4. Homens invadem casa, pegam chave e furtam carro em Indaial
5. Quem são os três novos nomes eleitos para Câmara de Blumenau


Veja agora mesmo!

Casarão da família Karsten tem detalhes que revelam origem da empresa e história do têxtil na região:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo