MP-SC arquiva investigação sobre supostas irregularidades no Magia de Natal 2019, em Blumenau

Denúncias se debruçavam em contrato que acabou não sendo assinado

O Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC) arquivou o inquérito que investigava possíveis irregularidades no contrato entre a Prefeitura de Blumenau e a Associação Blumenauense de Turismo, Eventos e Cultura (Ablutec) para a iluminação do Magia de Natal 2019.

Na conclusão, o promotor Gustavo Mereles Ruiz Diaz apontou que, como o contrato acabou não sendo assinado, não ficou configurada improbidade administrativa.

A denúncia apontava desvio de finalidade na contratação da Ablutec, pela falta de licitação para escolha da empresa; contrato em desacordo com a legislação; além da concessão de auxílio financeiro indevido. Todas as situações foram investigadas pela 14ª Promotoria de Justiça.

Durante o inquérito, o promotor ouviu o prefeito Mário Hildebrandt, o secretário de Turismo e presidente do Parque Vila Germânica, Marcelo Greuel, demais funcionários da Vila Germânica, da Procuradoria do Município, Câmara de Vereadores e o responsável pela Ablutec, Develon da Rocha.

Eles explicaram e justificaram as situações denunciadas e destacaram que, após aberto o inquérito, outras soluções foram encontradas e o contrato sequer foi assinado.

“Dessa solução encontrada pela Municipalidade a partir da ciência da instauração deste inquérito civil, afasta-se a imputação de ato ímprobo pela ausência de dolo ou de lesividade da conduta. De mais a mais, é digno de registro que a Lei de Improbidade Administrativa deve ser reservada aos agentes públicos que atuam com má-fé, desonestidade, desvio de poder ou de finalidade, e que, com tal conduta, interfiram no regular funcionamento da Administração, o que não restou apurado no caso em análise, salientou o promotor no despacho de conclusão.

– Assista agora:
Casarão da rua Floriano, em Blumenau, foi construído para receber médicos da Alemanha

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo