Mudança no trânsito de Blumenau gera filas nas redondezas da Vila Germânica e terminal Proeb
Motoristas ainda estão se acostumando aos novos trajetos devido à interdição da rua Humberto de Campos
As mudanças no trânsito causadas pela interdição da rua Humberto de Campos, em Blumenau, geraram acúmulo de veículos em toda a região que liga o Centro aos bairros Velha e Água Verde. As alterações começaram a valer nesta terça-feira, 16. Clique aqui para entendê-las em detalhes.
Próximo à Praça do Estudante, placas e cones orientam os motoristas a usar os novos acessos, mas filas começaram a se formar já no início da tarde. Na Antônio da Veiga, onde foi instalado um semáforo e um novo acesso à esquerda para quem vem da rua 7 de Setembro, não havia guardas de trânsito auxiliando o fluxo às 14h30.
Na João Pessoa, que ganhou uma faixa extra de tráfego, em sentido contrário, havia agentes trabalhando. Ali o congestionamento é para quem segue da Velha para o Centro, e também na Alberto Stein, em frente à Vila Germânica.
Poucos motoristas estão usando a faixa recém-aberta na João Pessoa para subir o bairro Velha. Para ter acesso, é preciso usar a rua Ayres Gama, que dá acesso aos fundos do supermercado Angeloni. A foto abaixo mostra o local onde os motoristas devem virar rumo à João Pessoa.
Humberto de Campos
O trecho da rua Humberto de Campos entre a 7 de Setembro e a Alberto Stein (Vila Germânica) está fechado. Há apenas uma faixa de tráfego liberada para quem deseja acessar o comércio da região. No final da via, perto da sinaleira, ela se abre em mais faixas, para que os motoristas possam se deslocar tanto para o Centro quanto em direção à Antônio da Veiga.
Guarda pede paciência e atenção aos motoristas
“As pessoas precisam ter paciência durante a semana, pois o trânsito estará congestionado. Qualquer dúvida as pessoas podem ligar na nossa central para qualquer informação”, disse o chefe da Guarda de Trânsito, Jailson Rogério Candido.
Para Jailson, haverá um período de adaptação, especialmente nestes primeiros dias em que a equipe da Guarda ainda não está completa.
“A obra vai ajudar melhorar muito toda essa região, então serão nove meses de paciência, mas necessários”, avaliou.
A alteração deve afetar o comércio da região
A rua Humberto de Campos tem forte comércio, com lojas, restaurantes, academia, entre outros estabelecimentos. A mudança no trânsito, que estará em vigor por pelo menos 9 meses, deverá afetar o movimento do comércio. A gerente da loja Mundo Kyly, Shirlei Schramm, tem certeza disso.
“Nós já estamos vendo como comunicar nossos clientes para o melhor acesso à loja, mas não temos dúvidas que o movimento será afetado”, afirma.
Shirlei explica que os clientes não perderão acesso à loja, pois o estacionamento pode ser acessado pela rua Mariana Bronnemann, mas diz saber que muitas pessoas tentarão evitar o local pelas dificuldades no trânsito.