Mulher que incendiou casa e ameaçou o companheiro no Alto Vale recebe redução de pena

Crime ocorreu em Witmarsum em março de 2021

Eliza Luciano, condenada após ameaçar o companheiro e colocar fogo na casa que eles alugavam, buscou absolvição da sentença de quatro anos e oito meses de reclusão. O crime ocorreu em Witmarsum, no Alto Vale do Itajaí, em março de 2021.

Durante uma discussão com o companheiro, Eliza o ameaçou com uma faca, disse que o mataria e colocou fogo na casa. De acordo com a investigação, ele não estava no local quando ela iniciou o incêndio. Porém, todos os bens dele foram perdidos com o imóvel. Enquanto os dela foram salvos.

A pena de quatro anos e oito meses de reclusão da mulher pelo incêndio é em regime semiaberto. Ela também foi condenada a mais dois meses de detenção, em regime aberto, pelas ameaças.

Redução de pena

Inconformada, a defesa recorreu para pedir a absolvição da ré em relação ao crime de incêndio de casa habitada. O argumento foi a ausência de comprovação do dolo da conduta. Eles também tentaram afirmar que ela não teve intenção de incendiar a casa.

“Diante do contexto probatório amealhado”, anotou em seu voto a desembargadora Ana Lia Moura Lisboa Carneiro, relatora da apelação, “conclui-se de forma inequívoca que a pretensão absolutória sustentada pela defesa não guarda razão”.

Segundo a magistrada, a autoria e a materialidade ficaram amplamente comprovadas, e o elenco probatório apresentado pela acusação afasta qualquer dúvida acerca da vontade consciente da acusada em incendiar a moradia da vítima.

Ao mesmo tempo, a desembargadora afastou a negativação havida sobre as circunstâncias do crime na primeira fase de aplicação da pena do delito de incêndio. Assim, a pena definitiva ficou estabelecida em quatro anos em regime aberto, substituída por prestação de serviços à comunidade e limitação de finais de semana

Leia também

1. Bombeiros resgatam filhote de cachorro em beira de rio no Alto Vale
2. VÍDEO – Último show de Canisso, do Raimundos, foi em bar de Rio do Sul
3. Policial de Rio do Sul é nomeado superintendente da PRF em Santa Catarina
4. VÍDEO – Como foi o primeiro dia de atendimento da Starbucks em Blumenau
5. “Sentiremos falta do seu sorriso”; morre agente comunitária de saúde em Rio do Sul


– Assista agora:
Renato Medeiros dá dicas para novos empreendedores e comenta sobre planos de aposentadoria

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo