Mulheres com histórico de violência doméstica recebem capacitação em Blumenau
Participantes do projeto terão aulas sobre produtos gastronômicos
Uma iniciativa em Blumenau irá capacitar mulheres com histórico de violência doméstica para que elas possam alcançar a independência financeira. O projeto Crescer e Acolher evará conhecimento sobre produtos gastronômicos e gestão para possibilitar que elas empreendam.
O programa é uma parceria entre os Institutos Crescer e Bia Wachholz e teve início na última quinta-feira, 29. Nesta primeira etapa, nove mulheres serão impactadas pela ação. Elas receberão aulas online com chefs sobre diversas produções gastronômicas, terão informações sobre finanças, marketing e vendas.
Além disso, contarão com a mentoria da chef Lidiane Barbosa – que inclusive será uma das palestrantes do TEDxBlumenau. A duração do programa é de cerca de dois anos e o intuito das entidades realizadoras é que as alunas conquistem independência financeira.
“O processo de trazer essas mulheres para perto, pensar com afeto em todas as etapas para que elas possam, de fato, ter uma vida melhor, foi muito interessante. Agora queremos que elas sintam toda a energia e o carinho que dedicamos a esse momento”, comenta a presidente do Instituto Crescer
O Crescer e Acolher é uma realização do Instituto Crescer, com o apoio do Instituto Bia Wachholz. O patrocínio é da AMCom, Rede Top e Viacredi. Os professores são chefs, nutricionistas e profissionais de outras áreas, coordenados por Lidiane. Mais informações sobre o programa estão no Instagram do programa.
Instituto Crescer
O Instituto Crescer é uma organização sem fins lucrativos que atua com voluntários e profissionais para transformação de realidades através da gastronomia. Fundado em 2017 pela chef Lidiane Barbosa, a entidade conquistou em 2020 os prêmios de Melhor Instituição de Voluntariado da Região Sul, pelo Governo Federal, e Melhor Projeto para Crianças da região Sul pela plataforma Transforma Brasil. Desde 2019 participa do projeto Ambev VOA, que selecionou ONGs brasileiras para capacitação.
O Crescer e Semear é o projeto que deu origem ao Instituto Crescer. Por meio dele, desde 2018, cerca de 15 mil crianças são impactadas. Isso acontece através de uma capacitação contínua com as cozinheiras da alimentação escolar, que passam por aulas com chefs reconhecidos nacionalmente e também com atividades com os alunos e suas famílias.
Instituto Bia Wachholz
Criado depois do feminicídio da artista plástica que dá nome à organização, o Instituto Bia Wachholz é a materialização do sonho de Bianca de criar uma entidade que oferecesse acolhimento para mulheres que sofrem violência doméstica. Desde 2018, a entidade atua com as vítimas e suas famílias, buscando promover a segurança e a autonomia das mulheres.
Leia também: Everton Balbinott, assassino de Bianca Wachholz, é condenado a 26 anos de prisão