Mulheres que Inspiram: o legado de Sueli Petry

Sueli é entusiasta incansável pela preservação do passado para as gerações futuras

Ser muito mais do que uma historiadora. Sueli Maria Vanzuita Petry, ou apenas Sueli Petry, é uma guardiã da memória de Blumenau. Entusiasta incansável pela preservação do passado para as gerações futuras. Em uma entrevista exclusiva, Sueli compartilhou conosco os momentos marcantes de sua carreira e sua visão sobre o papel das mulheres no desenvolvimento da cidade de Blumenau.

A reportagem faz parte da quarta edição do projeto “Mulheres que Inspiram”, idealizado pela Contax Contabilidade e Planejamento Tributário e desenvolvido com o apoio da Presse Comunicação. O projeto busca trazer uma seleção de nomes que demonstram a força da representatividade feminina, com o objetivo de homenagear e inspirar todas as mulheres. Por isso, ao longo do mês de março, serão compartilhadas histórias de empreendedoras de Blumenau e região, nas mais diversas áreas.

Desde criança, Sueli foi cativada pelo encanto da história. “A história sempre me encantou. Na infância gostava de ouvir os relatos dos mais velhos. Em nossa casa, por exemplo, tínhamos a coleção ‘Mundo Pitoresco’, a qual me permitiu mergulhar na leitura, viajando pelo meu imaginário e pelas páginas desta coleção”, relembra ela.

Preservando o passado, inspirando o futuro

A jornada de Sueli Petry rumo à profissão de historiadora começou com a conclusão do curso de Normalista, que conferia a formação para o magistério. Em seguida, optou pelo curso de História na FEPEVI, hoje Univali, em 1972. Seguiu-se uma trajetória de estudos contínuos, culminando em especialização e mestrado em História na UFSC, sempre conciliando os estudos noturnos com o ensino diurno na rede estadual e municipal.

“Todos os momentos são marcantes”, reflete Sueli sobre sua carreira. Mas, para ela, o grande marco foi concluir todas as etapas de sua formação profissional, superando desafios diários e sacrificando momentos ao lado da família. “Assumir desafios, persistir nos objetivos, não foi fácil, mas venci com honestidade, ética e humildade”, diz ela.

Ao longo de sua carreira, Sueli enfrentou desafios significativos, especialmente ao conciliar as responsabilidades de mãe, esposa e profissional. No entanto, ela aproveitou as oportunidades que surgiram, encontrando pessoas que acreditaram em seu potencial e confiaram em seu trabalho. “Foi preciso estudar muito, buscar o aperfeiçoamento profissional, traçar objetivos e finalizá-los positivamente”, destaca.

Dos arquivos ao coração do Vale do Itajaí

Sueli é amplamente reconhecida como uma “guardiã” da história de Blumenau, mas ela prefere se ver como uma profissional dedicada a preservar a memória documental da cidade e região do Vale do Itajaí. “O mérito não é só meu. Se hoje o Arquivo Histórico tem credibilidade junto à comunidade, se deve muito a comunidade que confiou em repassar seus acervos e histórias particulares e institucionais”, enfatiza.

Um dos legados de Sueli é a preservação e modernização do Arquivo Histórico José Ferreira da Silva, de Blumenau, um trabalho que ela considera uma realização pessoal. “É como meu segundo filho. Dediquei praticamente todo o meu tempo para deixar este legado para a cidade”, diz ela com orgulho.

Ao refletir sobre o futuro, Sueli reconhece os desafios trazidos pela era tecnológica, que está mudando as relações sociais e a maneira como as pessoas vivenciam o mundo. No entanto, ela mantém sua fé na capacidade das mulheres de enfrentar esses desafios com sabedoria e resiliência.
Questionada sobre quem a inspira, ela aponta para sua mãe, Madalena, como sua grande musa inspiradora. “Ela era uma fortaleza em nossa família, mãe de sete filhas, uma mulher de valor”, compartilha emocionada.

Por fim, Sueli deixa uma mensagem para as mulheres neste mês de comemoração: “É vital que saibamos desempenhar nossas atividades com firmeza, gentileza e habilidade ao assumir os desafios. Decidam com sabedoria, estejam abertas às transformações que este mundo contemporâneo nos apresenta”, conclui.

Leia também:
1. Saiba quando acontece a próxima edição da Feira da Amizade em Blumenau
2. Saiba como receber R$ 100 do Serasa ao quitar contas atrasadas
3. Atleta de Indaial é convocada pela Seleção Brasileira de patinação artística
4. Homem é morto a pauladas e pedradas e suspeito é procurado no Alto Vale
5. Idosa de 70 anos é amarrada e agredida durante roubo no Vale do Itajaí


Veja agora mesmo!

As histórias do “Luiz de Orobó”, personagem que marcou o futebol e agora está em Blumenau:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo