X
X

Buscar

Mulheres que tentam entrar na penitenciária de Blumenau com drogas são indiciadas por tráfico

Duas visitantes foram flagradas nesta segunda-feira com entorpecentes escondidos em roupas e chinelos

Duas mulheres foram presas nesta segunda-feira, dia 15, tentando entrar com drogas na penitenciária de Blumenau. Uma ocorrência foi registrada durante a manhã e outra à tarde. Depois de flagradas, elas não foram apenas indiciadas pelo porte de entorpecentes, mas por tráfico, que pode resultar numa sentença de prisão. Ambas estavam levando as drogas para companheiros detidos no interior da instituição, que fica na rua Silvano Cândido da Silva, bairro Ponta Aguda.

A ocorrência da manhã envolveu uma mulher de 21 anos, esposa de um homem condenado por duplo homicídio. Durante a revista para entrada na penitenciária foram encontrados 32 pacotes com maconha e oito com cocaína. O material foi percebido quando ela passou pelo scanner.

De acordo com a delegada Rosi Serafim, de forma geral, depois da instalação de scanners nas revistas antes das visitas, a ocorrência desse crime passou a diminuir na penitenciária.

“Ela diz que estava desempregada, e achava que levando a droga ela conseguiria prestar esse tipo de atividade com remuneração”, informa.

Durante a tarde, em outra visita também de uma mulher ao namorado preso, agentes perceberam nervosismo na visitante e resolveram revistá-la com maior atenção. Eles encontraram entorpecentes dentro de um par de chinelos.

Motivação

Para o delegado Bruno Effori, na maioria dos casos não há coação por parte de facções criminosas ou mesmo por parte dos companheiros que estão presos:

“Como geralmente o preso é um familiar ou companheiro, essas mulheres acabam fazendo isso para ajudar. Dentro do presídio as drogas servem como moeda de troca”, explica.

Segundo a delegada Rosi Serafim, o caso registrado na manhã desta segunda-feira reforça essa tendência. Em depoimento, a garota informou que pretendia ganhar dinheiro com o crime, pois está desempregada.