Municipalização do Sesi: Prefeitura de Blumenau e Fiesc negociam valor de indenização
Município também trabalha para concretizar auxílio do Governo Federal
Em abril deste ano, a Prefeitura de Blumenau e a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) iniciaram uma conversa sobre possível municipalização do complexo do Sesi na cidade. Seis meses depois, os trâmites evoluíram e faltam poucos detalhes para a oficialização.
De acordo com o secretário de Turismo e presidente do Parque Vila Germânica, Marcelo Greuel – responsável pelo projeto de municipalização – já está em fase final o processo de detalhamento dos valores de indenização de todo o complexo.
Essa etapa é a de avaliação minuciosa de todos ambientes e equipamentos que a estrutura possui para que encontrem um valor ideal para a prefeitura e para a Fiesc.
Nas últimas semanas, o secretário esteve em Florianópolis e Brasília, apresentando estudos e atualizações sobre a situação atual das negociações. O objetivo do município é conseguir apoio do Governo Federal, por meio do Ministério da Cidadania e ter garantias do valor que será pago em indenização.
E o governo vê com bons olhos essa possibilidade. Em julho deste ano, uma equipe da Secretaria Nacional de Esportes de Alto Rendimento (SNEAR), esteve em Blumenau visitando estrutura e escutando o projeto do município.
O chefe de Gabinete da SENAR, Sandro Felício dos Santos, apontou que o espaço é ideal para se tornar um dos Centros de Referência Olímpico no Brasil.
“Queremos ter um Centro em cada região do país, e esses espaços já estão sendo mapeados. Não existe hoje no Sul alguma outra estrutura disputando com Blumenau”, confessou Sandro na oportunidade.
Em abril, quando as discussões iniciaram, a expectativa do município é que o mapeamento de custos e as negociações com a Fiesc já tivessem sido concluídas até agosto deste ano. Porém, as tratativas ainda continuam, por mais que a expectativa seja ter um desfecho em breve.
Com a efetivação da municipalização, o projeto e a expectativa do município é ter também parcerias com iniciativa privada, para conseguir custear principalmente os custos de manutenção e mensais da estrutura.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube