Mutirões de especialidades da Policlínica beneficiam mais de mil pacientes
Ação segue até o fim do ano e busca reduzir tempo de espera para consulta com especialista
Dar vazão aos atendimentos agendados nas unidades de saúde de Blumenau e reduzir o tempo de espera para a consulta com o médico especialista. Com esse objetivo, a equipe da Policlínica Lindolf Bell, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), faz mutirões de atendimento aos sábados, quinzenalmente. Mais de 1,1 mil pessoas serão beneficiadas com a ação, que segue com procedimentos agendados até o fim de 2023.
Maria Regina de Souza Soar, prefeita interina, comenta que os mutirões ajudam a fortalecer a saúde no município. “São atividades extremamente positivas, porque envolvem diversos profissionais, de diferentes áreas, que se unem em benefício de um objetivo comum, que é o de atender as necessidades da população”, pontua.
O secretário de Promoção da Saúde, Marcelo Lanzarin, diz que essa foi uma das prioridades definidas assim que retornou para a secretaria há mais de um ano. “A ampliação no número de consultas, inclusive com a oferta de especialidades na Policlínica, é mais uma oportunidade de acesso aos serviços de saúde e o fato de termos mais de 1,1 mil pessoas beneficiadas com a iniciativa é prova de que estamos conseguindo manter a constância nos atendimentos”, acrescenta.
Nos mutirões são oferecidas consultas em segmentos diversos, como: oftalmologia (infantil), dermatologia, cirurgia ambulatorial, proctologia, cardiologia, neurologia (pediátrica e adulta), urologia e otorrinolaringologia.
Faltas
De acordo com o levantamento realizado pela Policlínica, dos mais de 1.125 agendamentos, 260 usuários faltaram aos procedimentos sem qualquer comunicação prévia para substituição do paciente.
Para o secretário Lanzarin, as faltas sem justificativa preocupam. “Além de prejudicar outras pessoas que estão na fila de espera, os pacientes faltantes, que não justificam a ausência com, pelo menos, 24h de antecedência, comprometem todo o trabalho da equipe”, avalia.