Não é só trânsito: conheça as várias utilidades da central de monitoramento por câmeras em Blumenau

Central auxiliará no planejamento e segurança da cidade

A Prefeitura de Blumenau lançou oficialmente nesta terça-feira, 26, a Central de Controle Operacional (CCO). No total, o local administra e observa as imagens de 340 câmeras espelhadas pela cidade, com atuação de 24 horas por dia e sete dias por semana.

Mas diferente do que se pensa, a central não serve apenas para multar os motoristas que cometem infrações de trânsito, mas principalmente, como forma de encontrar alternativas e soluções para os principais gargalos de trânsito da cidade.

“Planejamento, gestão e sobretudo melhorar a condição de deslocamento e mobilidade da população de Blumenau. Aqui trabalhamos com muito mais fluidez para vários pontos da cidade, desafogando o trânsito. Por exemplo, através dos cálculos que as próprias câmeras fazem, nós conseguimos abrir um semáforo que antes precisávamos literalmente subir no poste”, salientou o prefeito Mário Hildebrandt, durante apresentação da CCO.

O prefeito ainda destacou outras mudanças que poderão ser feitas e que até já foram colocadas em prática. Um exemplo é o fechamento da rua José Ferreira da Silva – ao lado do antigo Shopping Beira Rio – que antes o motorista que estava na Avenida Beira-Rio utilizada para acessar a rua XV de Novembro ou a Namy Deeke.

Nesse local, os profissionais da Secretaria de Planejamento, por meio de um software de simulação, perceberam que fechando a via o fluxo do trânsito naquela região funcionaria melhor. A mesma situação aconteceu em pontos com semáforos que tiveram alterações de tempo entre abrir e fechar, para desafogar em determinados horários aquelas regiões.

Ainda no trânsito, as câmeras também conseguem detectar acidentes ou situações que causam congestionamentos. Dessa forma podem enviar agentes aos locais, por exemplo.

“Temos uma ferramenta magnífica em nossas mãos, que nos permite ampliar o campo de visão sobre o que acontece em tempo real no trânsito. E a partir deste monitoramento nossa equipe técnica consegue ajustar frações de segundos de tempos semafóricos, desviar ou buscar alternativas ao fluxo, de modo que a fluidez das vias públicas não seja afetada por acidentes, ou qualquer outro imprevisto” reforçou o secretário da pasta, Éder Boron.

Outras utilidades

Além da variedade de utilidades no trânsito, a prefeitura também utilizará a CCO para segurança da cidade, como forma de acompanhamento de fugitivos, suspeitos e auxílio na atuação de inteligência das polícias militar e civil.

Outra pasta que também poderá aproveitar do acompanhamento das imagens é a de manutenção e conservação urbana, que poderá localizar problemas nas ruas da cidade que necessitam de correções.

Por fim, a Defesa Civil do município também terá atuação na CCO, em casos de desastres como as frequentes enchentes na cidade. Pelas câmeras, equipes poderão acompanhar a situação de diversas ruas da cidade e fazer todo plano de contingência necessário.

Prefeitura de Blumenau/Divulgação

Na própria sala da CCO existem 14 estações, onde estarão os servidores da GMT, do planejamento, da manutenção urbana e Defesa Civil. Cabe destacar que, por pessoas serem filmadas pelas câmeras, as imagens são de uso restrito das operações internas do município e não podem ser externadas.

Apenas os funcionários que atuam na CCO possuem autorização para entrar no espaço. Além disso, as imagens só poderão ser liberadas externamente em casos de investigações do Ministério Público, Polícia Civil ou Justiça.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo