“Não podemos aceitar essa situação”: aumento na tarifa de esgoto gera críticas de entidade empresarial em Blumenau
Agir prestou esclarecimentos sobre o assunto em reunião da Acib nesta semana
Diante do recente aumento de 15,9% na tarifa de esgoto de Blumenau, a Associação Empresarial de Blumenau (Acib) convidou a Agência Intermunicipal de Regulação do Médio Vale do Itajaí (Agir) para prestar esclarecimentos sobre o assunto nesta segunda-feira, 7.
A Agir é responsável por regular e fiscalizar os contratos firmados entre município e concessionárias, nesse caso, a BRK Ambiental. O diretor da agência, Paulo Costa, explicou que o aumento é dividido em dois – 5,2% referente à inflação do período de março de 2024 a fevereiro de 2025, com base no IPCA, e 10,72% considerado um desequilíbrio financeiro do contrato.
“A Agência fiscaliza com base no que está no contrato. Os 10,72% vieram após estudos de fluxo de caixa. Nós concordamos com o valor, porém isso não significa que concordamos com a “bagunça” do contrato. Mas é importante lembrar que quem assina é a prefeitura e a concessionária”, argumenta o executivo.
Outro ponto de debate diz respeito à forma de coleta do esgoto sanitário, agora 60% da área da cidade será atendida por rede de esgoto aterrada e 40% por coleta sobre rodas feita por caminhões. “É um retrocesso para a nossa cidade que pode interferir inclusive nos nossos índices”, lamenta o presidente do Conselho Deliberativo da Acib, Renato Medeiros.
De acordo com Paulo Costa, a coleta sobre rodas foi a solução apontada para que o aumento não fosse ainda maior. “A redução do investimento gerou esse percentual. A origem está no que não foi cumprido pelo Poder Público”, explica.
Para a presidente Christiane Buerger o aumento é muito além do aceitável e não é justo que o cidadão pague a conta. “Nós e as demais entidades (empresariais) vamos nos manifestar, não podemos aceitar essa situação.” A Acib conta, atualmente, com 30 núcleos empresariais dos mais variados segmentos.
A BRK Ambiental é responsável pela rede de esgoto da cidade desde 2010 e uma recente renovação de contrato prevê que ela continue até o fim de 2064.
Leia também:
1. Dois paratletas blumenauenses conquistaram medalhas em campeonato brasileiro de jiu-jitsu
2. Governo do estado anuncia repasse de R$ 12 milhões ao Hospital Santa Isabel durante evento da Amabel
3. Prefeitura de Blumenau negocia uso de espaço do 23º BI para treinos de atletas
4. VÍDEO – Carros colidem de frente, pegam fogo e rua fica interditada em Indaial
5. VÍDEO – Caminhão é flagrado espalhando resíduos na Via Expressa, em Blumenau
Veja agora mesmo!
Casarão erguido pela família Klitzke é preservada pelos Souza, no Garcia, em Blumenau: