Para os moradores do Vale do Itajaí é difícil acreditar que a Cerveja Blumenau tenha apenas sete anos de história. Já presente nos lares e comércios da região, a bebida chamou atenção também do universo cervejeiro ao receber o título de Melhor IPA do Mundo em um concurso na Bélgica – além de acumular diversas outras premiações nacionais e regionais.
Mas antes de tudo isso começar, quando a produção de um rótulo próprio era apenas um sonho para os sócios da empresa, o Sicredi já estava presente neste processo de desenvolvimento. O empresário Valmir Zanetti explica que a cooperativa já era parceira em outros empreendimentos seus, como a Bier Vila, famosa cervejaria localizada na Vila Germânica, em Blumenau.
“Nós já tínhamos um excelente relacionamento com o Sicredi, então quando surgiu a ideia de criar um rótulo próprio, logo recorremos a eles. Foi a primeira porta aberta para nós”, explica Zanetti.
Utilizando das linhas de crédito e dos benefícios da cooperativa, a Cerveja Blumenau começou sendo produzida ainda dentro do Bier Villa, mas logo passou a ter uma “casa própria”. Atualmente, a fábrica, que emprega diretamente 40 profissionais, está estabelecida no bairro Itoupavazinha, com planta própria, e fabricando mais de 60 produtos.
Flexibilização durante a pandemia
De acordo com Valmir Zanetti, um percentual significativo das vendas da Cerveja Blumenau diz respeito aos eventos e aos restaurantes. Ou seja, durante os períodos mais rigorosos dos decretos de combate à pandemia da Covid-19, com o fechamento destes segmentos, a empresa foi diretamente afetada. O faturamento e a produção foram impactados, e foi necessário recorrer a medidas de gestão de crise.
O sócio da empresa explica que de maneira imediata houve a compreensão e a parceria da Sicredi em mais um momento importante e delicado. “Eles foram compreensíveis e importantes para o momento da pandemia. Esticaram prazos, houve flexibilidade por parte do Sicredi, e isso foi fundamental para nossa sobrevivência no mercado cervejeiro”.
Atualmente, a Cerveja Blumenau conta com mais de 600 pontos de vendas e o cadastro de mais de 6 mil clientes espalhados pelo Brasil. Nesta 37ª edição da Oktoberfest, a empresa levará novidades à maior festa alemã das américas, como a cerveja sem álcool.