Napoleão: “Sonhei ser prefeito. Agora sou depositário do sonho de Blumenau e do Vale”

Tucano confirmou que vai renunciar ao cargo no dia 5 de abril para disputar as eleições de outubro

Colaboraram Evandro de Assis e Renata Westphal

O prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes (PSDB), anunciou nesta terça-feira, 27, que vai renunciar ao cargo para disputar as eleições de outubro. Em discurso aos vereadores na Câmara Municipal, ele adiantou a decisão, que será formalizada no dia 5 de abril.

“Ser prefeito de Blumenau é absolutamente honroso. Completar o mandato seria confortável. Tenho uma filhota de quatro meses, uma mulher amada. Mas vieram os chamamentos, e o sonho não foi meu. Partiu de muita, muita gente aqui de Blumenau e do Vale do Itajaí”.

“Sonhei ser prefeito de Blumenau. Agora sou depositário do sonho de outros, para que eu possa representar as aspirações da cidade e do Vale para que a nossa região possa ter a representatividade que merece. Eu aceito o chamado de Blumenau e do Vale do Itajaí”, discursou.

Câmara

O ato no Legislativo antecipou a oficialização da renúncia, que só ocorre semana que vem. Ex-vereador, Napoleão disse que fez questão de ir à Câmara.

“Optei pela Câmara para abrir minha alma e externar o que há no meu coração. É um gesto respeitoso, da minha formação democrática”.

No discurso aos parlamentares, logo no início da sessão, Napoleão rememorou o início da carreira, quando candidatou-se a vereador com 17 anos de idade. E disse que sempre sonhou com a cadeira de prefeito.

“Quem olhar minha história vai acreditar que foi tudo planejado, raciocinado. Abrindo meu coração: eu simplesmente intuí”, resumiu.

Gestão

“Ao invés de grandes e vistosas obras, optamos por gestão. Invertemos a lógica de que vale tudo pela reeleição, optamos pela austeridade”.

“Eleição é fé e esperança. Reeleição é trabalho testado e aprovado nas urnas”.

“Desatamos dois nós: o transporte coletivo e o maior conjunto de obras de toda a história de Blumenau. Temos um segundo governo, que como em todos os demais municípios, terá todos os problemas que todo município tem. Mas no macro teremos o governo mais realizador da história de Blumenau”.

Renata Westphal

O vice-prefeito Mário Hildebrandt, que participou da sessão, disse ao Município Blumenau que a transição de governo começará nesta quarta-feira, 28. Segundo Hildebrandt, as mudanças no secretariado serão poucas.

Legislativo cheio

Napoleão chegou pouco depois das 15h ao Legislativo acompanhado de secretários municipais. Cumprimentou pessoas do público e apoiadores políticos. Todos os lugares para o público na Câmara estavam tomados. Entre os presentes, os ex-prefeitos Felix Theiss e Victor Sasse.

Disputa antes das eleições

Napoleão assume um risco ao renunciar ao cargo de prefeito, para o qual foi reeleito em 2016. Isso porque ele não tem garantias de que poderá mesmo disputar o Senado ou o governo do estado.

O PSDB, partido dele, tem outro nome interessado em uma vaga numa chapa majoritária: o senador Paulo Bauer. Além disso, os tucanos precisarão negociar alianças para disputar as eleições. Assim, é possível que não haja espaço para dois membros da legenda na chapa.

Se todas as portas se fecharem até julho, quando as chapas serão inscritas no Tribunal Regional Eleitoral, Napoleão terá de ser candidato a deputado federal.

Leia também

“Vão ocorrer poucas mudanças”, diz Mário Hildebrandt sobre transição de governo

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo