Nasa encontra em Marte sinais de vida microbiana antiga
Segundo Nasa, material se trata da melhor possibilidade de comprovação de vida antiga no planeta
O rover Perseverance, da Nasa, está em sua segunda campanha científica, coletando amostras de núcleos de rochas de uma área considerada pelos cientistas como uma das principais perspectivas para encontrar sinais de vida microbiana antiga em Marte.
Um dos principais objetivos da missão da Perseverance em Marte é a astrobiologia. A missão inclui, também, o armazenamento de amostras que podem conter sinais de vida microbiana antiga.
Coletas
O rover coletou quatro amostras na cratera Jezero desde 7 de julho. A descoberta elevou a contagem total de amostras de rochas cientificamente convincentes para 12. Ainda não se trata de prova concreta de vida antiga em Marte, mas a agência revela que é a “melhor chance” até hoje.
Em 2013, o rover Curiosity Mars encontrou evidências de matéria orgânica em amostras de pó de rocha, e o Perseverance já havia detectado orgânicos na cratera Jezero antes.
No entanto, ao contrário da descoberta anterior, esta última detecção foi feita em uma área onde, no passado, sedimentos e sais foram depositados em um lago em condições nas quais a vida poderia ter existido.
“Essas duas primeiras campanhas científicas renderam uma incrível diversidade de amostras para trazer de volta à Terra pela campanha Mars Sample Return”, afirma Thomas Zurbuchen, administrador associado da Nasa para ciência em Washington.
– Assista agora:
Casarão de Willy Sievert conta com detalhes projetados a mão pelo empresário blumenauense
Leia também:
– Saiba tudo sobre as Eleições 2022
– Bebê internada na UTI Neonatal é batizada em hospital de Blumenau
– Saiba o que fazer neste fim de semana em Blumenau
– VÍDEO – Motociclista tenta fugir após colidir e derrubar bomba de gasolina no Vale do Itajaí
– Banco Central anuncia vazamento de 137,3 mil chaves Pix