X
X

Buscar

Natal em Blumenau: com apoio da Lapônia e de Bóris e Rufus, evento busca competir com Oktoberfest

Confira novidades que aguardam a cidade no fim deste ano

Na noite desta segunda-feira, 25, a prefeitura anunciou as novidades do Natal em Blumenau de 2022. Com o tema Um Caminho Para Lapônia, o evento se inspirará no lar do Papai Noel para trazer a temática para a cidade.

Serão quase 60 dias de festa, entre 17 de novembro de 2022 e 15 de janeiro de 2023. “Vai ser uma grande virada de chave na comparação com o Natal anterior”, enfatizou o prefeito Mário Hildebrandt.

O Secretário de Turismo e Lazer e Presidente Vila Germânica, Marcelo Greuel, ressaltou que o anúncio chegou cedo para garantir que as empresas de turismo do Brasil possam vender o Natal de Blumenau.

“Será um concorrente direto com a Oktoberfest. Tem potencial altíssimo para trazer turistas para Blumenau”, enfatizou. A festa alemã, inclusive, será o que possibilitará custear o Natal.

“Estamos batendo todos os recordes neste primeiro semestre. O setor hoteleiro vive um momento histórico. O Natal de 2021 foi extraordinário e uma Páscoa de 2022 reconhecida pelo blumenauense e por todo o Brasil. Vamos ter uma Oktoberfest histórica”, adiantou Greuel.

Natal europeu

Focada em tradições europeias, o Natal seguirá focado na ideia da neve e do frio da região de onde vieram os colonizadores blumenauenses. Neste ano, a prefeitura voltará a visitar a cidade finlandesa de Rovaniemi, capital da Lapônia e terra do Papai Noel.

Em 17 de agosto, será a vesta da prefeita da cidade, Ulla-Kirsikka Vainio, e demais autoridades, visitarem Blumenau. O plano da prefeitura é firmar uma parceria para que Blumenau se torne a 15º cidade irmã de Rovaniemi.

“Traremos ao Brasil a experiência de um Natal visto em filmes e séries, algo que até então
acontecia apenas no nosso imaginário, uma verdadeira imersão no espírito do do natal
nórdico, um movimento que irá marcar uma nova era do Natal em Blumenau”, ressaltou a prefeitura.

Bóris e Rufus

Dupla blumenauense conhecida internacionalmente, o cão Boris e o furão Rufus serão personagens importantes no Natal em Blumenau deste ano. Eles terão uma área temática na Vila Germânica para celebrar a data.

O estúdio de Blumenau ainda lançará um episódio especial, na qual os personagens viajam em um portal para visitar o Natal blumenauense. O programa será produzido em dois idiomas, português e alemão.

Reprodução

Veja como ficarão áreas da Vila

Diversos elementos serão incorporados na Vila Germânica para marcar a data. Personagens clássicos do Natal europeu, como renas, também marcarão presença. Além disso, diversos pontos da cidade terão decorações especiais de Natal.

Na Vila, uma árvore de Natal de 15 metros trará bandeiras de diversas nações. Além disso, uma roda gigante de 30 metros de altura será instalada.

Reprodução

No Setor 1, chamado de Korvantuturi, será construída a casa do Papai Noel. Os bares serão transformados em mercado de Natal e a oficial produzirá cartinhas pedindo presentes para o bom velhinho.

Reprodução

No Setor 2, intitulado Lapônia Gelada, contará com uma pista de patinação de 400 m2 e um trenzinho. O mundo da neve também contará com um bar de gelo. Mais uma roda gigante será instalada, dessa vez com 10 metros de altura.

Reprodução

Colaborou Cristóvão Vieira