X
X

Buscar

Negociações avançam e BluMob fará proposta a motoristas e cobradores de ônibus de Blumenau

Quinta tentativa de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho teve duas horas de duração

Em nova tentativa de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), nesta sexta-feira, 9, representantes dos sindicatos dos motoristas e das empresas de ônibus de Blumenau conseguiram avançar na negociação sobre o reajuste da categoria.

Após duas horas de audiência, as empresas da região se comprometeram em formalizar uma proposta até a próxima terça-feira, dia 13. O percentual foi negociado de forma reservada entre as partes durante a audiência e não foi divulgado.

Esta foi a quinta rodada de negociação mediada pelo desembargador Roberto Basilone, vice-presidente do TRT, para buscar um acordo entre empresários e trabalhadores, que desde o ano passado não conseguem chegar a um consenso.

A categoria pede reposição salarial de 1,83%, aumento real de 3% no salário, reajuste do vale-alimentação de R$ 700 para R$ 820 e uma cláusula geral de proteção em relação a modificações trazidas pela da reforma trabalhista.

O impasse gerou paralisações da categoria (totais e parciais) desde o final do ano passado, a última delas em fevereiro deste ano. As paralisações no transporte público têm sido um problema frequente do município, que no ano passado decidiu romper o contrato de concessão com o Consórcio Siga, substituído pela empresa Blumob desde julho.