Blumenau entra em estado de alerta com Itajaí-Açu acima dos seis metros
Medição foi realizada pela última vez às 13h
O nível do rio Itajaí-Açu atingiu os 6,16 metros na medição das 13h desta quinta-feira, 21. A cidade entra oficialmente em estado de alerta com esse número. As constantes chuvas dos últimos dias estão provocando a elevação dos rios da região, e cidades como Timbó e Benedito Novo já registram alagamentos e enchentes.
Defesa Civil acompanha situação
A Defesa Civil de Blumenau segue em acompanhamento da situação em Blumenau.
“A elevação do rio Itajaí-Açu aconteceu por conta da chuva no rio Benedito e seus afluentes. Por isso está subindo. O Benedito está entrando em estabilidade, mas continua chovendo no momento, então deve aumentar mais”, declarou o Secretário Municipal de Defesa Civil, Carlos Olímpio Menestrina.
De acordo com o secretário, a maior preocupação no momento é com os deslizamentos de terra. Até a manhã desta quinta-feira, 21, eram mais de 40 registrados em Blumenau. Segundo Menestrina, a condição deve se agravar por conta do encharcamento do solo e da previsão de mais chuvas para os próximos dias.
“As pessoas devem tomar medidas preventivas e ficar atentas às movimentações de solo. Pedimos também à população que cuide da limpeza de suas drenagens e bocas de lobo. Os deslizamentos ocorrem porque a água não tem a vazão natural, acaba fazendo peso sobre o terreno e a terra cede”, explica Menestrina.
Até o momento, não há famílias desabrigadas, mas os protocolos para remoção e realocação de famílias em locais de risco já estão ativados.
Previsão para os próximos dias
Segundo o AlertaBlu, a condição para chuva deve se manter até o início da semana que vem. É o que garante Taciana Weber, meteorologista.
“A gente está monitorando essa situação e tomando as devidas providências. Quanto à previsão, a condição de instabilidade deve se manter até o início da semana que vem. Sábado teremos chuva mais fraca e isolada, assim como no domingo”, explica Taciana.
O período prolongado de chuvas mais intensas é atípico para Blumenau nessa época do ano, segundo a meteorologista. Em um cenário normal, o mês de janeiro seria de sol, calor e condição para temporais no fim das tardes.
” O que vemos hoje é o resultado da formação de vários sistemas meteorológicos. Principalmente o fluxo de umidade da Amazônia em direção a nossa região, o que favorece a formação de chuvas. Esses sistemas meteorológicos são mais comuns no inverno, mas podem ocorrer em qualquer época do ano”, finaliza.