Neurocirurgiã de Blumenau explica como doenças neurológicas podem afetar pessoas infectadas pela dengue

Em Blumenau, em 2024, foram confirmados 16.235 casos de dengue e 28 óbitos

O Brasil ultrapassou os 5 milhões de casos de dengue em 2024. Esse número configura o maior surto de dengue no país nos últimos 24 anos. Em comparação, o Brasil registrou 1,6 milhão de casos da doença em 2023. Em Blumenau, em 2024, foram confirmados 16.235 casos de dengue e 28 óbitos.

Os sintomas mais comuns da dengue são febre alta, manchas no corpo, dor nas articulações e atrás dos olhos. Em casos mais graves, podem ocorrer lesões no fígado e hemorragias e hemorragia cerebral. A dengue também pode provocar riscos neurológicos nos infectados. De acordo com pesquisa publicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), entre 1% e 5% dos pacientes contaminados podem desenvolver doenças neurológicas, como Encefalite, Mielite, Neuropatia, Meningite e Guillain-Barré.

Dengue: explicação sobre as doenças neurológicas

A neurocirurgiã Danielle de Lara, que atua no Hospital Santa Isabel, em Blumenau, explica como essas doenças neurológicas afetam as pessoas infectadas pela dengue.

“A Encefalite é uma infecção no sistema nervoso central que provoca inflamação do cérebro. Já a Mielite é uma inflamação focal que, em geral, atravessa os dois lados da medula espinhal, uma das estruturas que compõem o sistema nervoso central. É preciso ficar atento também à Neuropatia, que afeta os nervos periféricos do corpo e causa danos em áreas como mãos, pés, pernas e braços, causando perda de sensibilidade e atrofia muscular nesses locais. Outras doenças, como a Meningite, inflamação das meninges, e a Guillain-Barré, que é o ataque do próprio sistema imunológico do corpo ao sistema nervoso, também podem ocorrer em pessoas infectadas pela dengue”, revela.

Essas patologias neurológicas apresentam maior risco aos pacientes contaminados pelos sorotipos 2 e 3. “Vale ressaltar que existem os sorotipos de dengue 1, 2, 3 e 4. Os problemas que afetam o sistema nervoso aparecem, principalmente, nos casos de reinfecção da dengue. Além disso, essas doenças também podem se manifestar em pessoas que já foram contaminadas pela Zika, Chikungunya e Febre Amarela”, conta a neurocirurgiã.

Leia também:
1. Mulher dá à luz dentro de casa em Indaial e bombeiros são acionados
2. Saiba os motivos da falta de água neste fim de semana em Blumenau
3. Homem que compartilhou vídeos de abuso sexual infantil é preso pela PF em Apiúna
4. Estudante da Furb é selecionada para bolsa de intercâmbio na Alemanha
5. Homem é esfaqueado após negar R$ 2 para usuário de drogas em Balneário Camboriú


Veja agora mesmo!

Construída pela comunidade, Sociedade 1º de Janeiro busca conservar tradições:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo