Nível do rio Itajaí-Açu desce dos 9 metros e prefeitura começa limpeza de ruas em Blumenau

Defesa Civil atendeu 97 ocorrências durante as chuvas

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Civil, segue prestando os devidos atendimentos à comunidade. O nível do rio Itajaí-Açu atingiu o pico máximo às 2h45 da madrugada desta quinta-feira, 5, quando foi registrado a medição de 9,40m. Por volta das 10h, o nível rio registrou 8,96 metros e a tendência é continuar caindo.

Desde a terça-feira, 3, a Defesa Civil atendeu 97 ocorrências, sendo 55 deslizamentos de terra, 19 quedas de árvores, 18 análise de risco e cinco alagamentos. Além disso, 33 ruas tiveram pontos de alagamento.

Seurb/Divulgação

Abrigos

Desde a quarta-feira, 4, o abrigo da Igreja Evangélica Livre de Blumenau (IELBLU), localizado na rua Cidade do Salvador, bairro Itoupava Norte, está ativado e até o momento quatro pessoas foram acolhidas na instalação.

Lembrando que, em Blumenau há 60 abrigos disponíveis para ativação, sendo 30 destinados a atingidos por deslizamento e outros 30 para atingidos por inundação. A Secretaria de Defesa Civil segue acompanhando as demandas.

Registros de ocorrências e pedidos de apoio devem ser feitos pelo telefone 199. A prefeitura reforça ainda que possui lonas para atender a comunidade caso haja necessidade de proteger locais afetados.

Os avisos e informes meteorológicos são enviados pelo AlertaBlu, pelas redes sociais da Defesa Civil e da Prefeitura de Blumenau.

Água

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) registra elevação nos níveis de turbidez da água captada para tratamento em Blumenau. Nesta quinta-feira, os reservatórios estão operando com 60% da capacidade completa, enquanto a ETA’s I e II trabalhando com capacidade reduzida em 30%. Mesmo com o declínio do nível do rio o Samae solicita o uso consciente da água até a situação normalizar.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo