No Dia Internacional da Mulher, Blumenau terá documentário em áudio, roda de samba de mulheres e discotecagem
Larissa Guerra e Marina Melz se conheceram na faculdade de jornalismo. Mais de 10 anos depois, em 2019, criaram o Donas da P* Toda, podcast que debate comportamento a partir do ponto de vista de mulheres. A amizade é pano de fundo de todas as conversas, que permite a intimidade que alguns assuntos precisam. Mas, na semana do Dia Internacional da Mulher, a parceria entre elas e tantas outras mulheres se torna protagonista: elas lançam Ter Amigas, Gostoso Demais, a segunda edição do donas.doc, formato que leva para o áudio a linguagem dos documentários. O conteúdo em áudio está disponível no Spotify, neste link.
Para celebrar esse conteúdo especial, elas organizaram uma festa no Don Pub na sexta-feira (8). O evento terá uma roda de samba de mulheres, com as musicistas Barbara Oliveira, Bruna Oliveira, Tábata Oliveira e Giani Oliveira (integrantes da Família Oliveira), a flautista Camila Werling e as convidadas Jandira, Mara e Ana Russi. A DJ Mari Florêncio também vai apresentar o seu set de músicas em discos de vinil. O evento não é restrito mulheres, todas as pessoas podem comparecer. A festa começa às 19h e os ingressos estão à venda por R$ 20,00 neste link.
Mais sobre o donas.doc
O conteúdo especial passeia por várias nuances das relações entre mulheres. Doze histórias de amizades entre mulheres são contadas no episódio especial. Elas vão desde grupos de amigas até duplas que prestam suporte no trabalho, no envelhecimento, nas diversas fases da vida. Também é possível ouvir as vozes da psicanalista Ana Suy, da socióloga Ingrid Gerolimich e da antropóloga Mirian Goldenberg.
Larissa Guerra, uma das apresentadoras, conta que o documentário é também um contraponto a uma das máximas instituídas pelo machismo estrutural: a de que as amizades entre homens são mais sólidas. “A competição sempre foi culturalmente estimulada entre as mulheres, na medida em que o grande objetivo da vida era conquistar um relacionamento e apenas as relações heterossexuais eram permitidas. A partir do momento em que percebemos que um relacionamento amoroso é apenas uma parte da vida e que mesmo ele se tornou tão fluído, passamos a entender e valorizar as amizades em outro lugar”, comenta.
Para Marina Melz, que também apresenta o podcast, a decisão de mergulhar sobre esse tema soma o caráter afetivo do tema, mas também um olhar sobre como ele é revolucionário. “Nossa proposta também é fazer com que as ouvintes entendam estas relações de amizade com a potência e importância que têm, sem excluí-las do topo da hierarquia dos afetos, geralmente ocupado pela família e pelo casamento”, complementa.
Além de Larissa e Marina, participaram do podcast com edição e tratamento de áudio o jornalista Bruno Stolf e com a identidade visual os criativos Diego Cadorin e Maikon Werner.
O Donas da P* Toda é um podcast independente. Mais informações sobre o donas.doc Ter Amigas, Gostoso Demais e também sobre o podcast estão no site www.donasdaptoda.com.br.