Nova empresa é definida e obra no terminal Oeste será retomada em Blumenau
Expectativa é concluir as obras no início de 2023
A Progresso Ambiental Eireli, de Gaspar, será a responsável pela retomada e conclusão das obras de construção do Terminal Oeste, no bairro Água Verde. A empresa foi a vencedora da licitação e já teve a homologação concluída na Procuradoria Geral do Município.
A partir de agora, a expectativa da Secretaria de Obras é que as máquinas comecem a funcionar ainda na primeira quinzena de abril. Como o prazo para conclusão é de oito meses, a perspectiva é que o terminal seja entregue em fevereiro de 2023.
O valor do contrato é de R$ 11,5 milhões, que corresponde a R$ 100 mil a menos que o máximo estipulado em edital pelo município.
Atraso e dificuldades
A construção do Terminal Oeste foi iniciada em 2017 e foi contratada junto do Terminal Norte, que foi entregue em novembro do ano passado. Entretanto, a empresa responsável pela obra – MRJE – alegou a necessidade de detonação de rochas e inserção de uma galeria para desvio de um curso d’água para pedir mais recursos ao município.
O imbróglio entre a construtora e a Prefeitura de Blumenau durou vários meses, até que em janeiro de 2021, em comum acordo, o contrato foi rescindido e foi iniciada a elaboração do novo edital.
Veja fotos da atual situação do terminal com as obras paradas:
“Eu moro no bairro Água Verde e passo pela obra não concluída todos os dias. Era nosso dever dar uma resposta a toda população que cobrava a conclusão do terminal de ônibus, mas leis e trâmites precisam ser cumpridos para que a obra seja concluída sem que tenhamos novos problemas”, destacou prefeito Mário Hildebrandt, no dia de lançamento da nova licitação – agora já concluída.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida: