Nova praça no Centro Histórico de Blumenau já tem data para ser inaugurada
Espaço deve ser entregue no futuro para exploração da iniciativa privada
Está previsto para o dia 4 de novembro a inauguração da Rosenplatz – Praça das Rosas – em Blumenau. O novo espaço de lazer à comunidade fica no Centro Histórico da cidade, nos fundos do Mausoléu Dr. Blumenau, na rua XV de Novembro.
As obras que transformam o local – que era um estacionamento – em uma praça iniciaram em dezembro do ano passado e estão em fase final. A primeira previsão era de oito meses para a conclusão, mas a quantidade de dias chuvosos atrasou um pouco o cronograma. Dez meses depois a nova estrutura será entregue à comunidade.
O investimento para a construção das obras é de aproximadamente R$ 2 milhões. A estrutura da nova praça possui mais de 2 mil metros quadrados de área utilizável, com locais para lojas de artesanato, cafeteria, dois palcos ao ar livre para apresentações artísticas, além de uma arquibancada, banheiros e um pequeno estacionamento.
De acordo com o poder público, para a conclusão das obras, ainda restam alguns detalhes como pinturas, inserção de plantas e flores, além de alguns acabamentos estruturais.
Concessões
Após a inauguração, a prefeitura pretende entregar as lojas e cafeteria para a iniciativa privada, como forma de concessão. A ideia é que o espaço seja, além de explorado, cuidado e mantido pelas empresas, a exemplo do que ocorre na Praça Dr. Blumenau.
Como são vários estabelecimentos, a ideia é que cada empresa seja responsável por um espaço da praça. Por exemplo, a cafeteria será em frente a um dos palcos e os proprietários serão incubidos de cuidar daquele trecho. As lojinhas, do outro.
O objetivo é que o edital das concessões seja lançado no próprio dia da inauguração. Segundo informações preliminares, algumas empresas já visitaram o local em obras para conhecer a estrutura e estudar propostas. Enquanto não há concessão, a praça permanece como responsabilidade do município.
Veja abaixo fotos da praça, ainda em obras:
– Assista agora:
Desfile da Oktoberfest: veja quem passou e os carros alegóricos que estiveram na rua XV de Novembro