Novas placas padrão Mercosul devem chegar a Blumenau a partir de 2020

Prazo para adequação do Detran de Santa Catarina é 31 de janeiro

As placas de identificação veicular ou “padrão Mercosul” como ficaram conhecidas, já são vistas em veículos circulando por Blumenau. Porém, elas ainda não estão sendo emplacadas no município. As empresas responsáveis por confeccioná-las não possuem autorização do Detran em Santa Catarina.

O Detran catarinense tem até 31 de janeiro de 2020 para se adequar ao padrão. Até o momento, sete estados já aderiram o novo formato: Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Amazonas, Bahia, Espirito Santo e Rio Grande do Norte.

O delegado regional da Polícia Civil, Egídio Ferrari, aponta que o Detran-SC já está se adequando ao sistema. Os veículos novos que estão sendo emplacados aqui continuam com a placa cinza. Já aqueles que vem de outro estado e já possuem a nova identificação, não precisam trocar novamente.

“Quem já possui a placa nova e vem pra Santa Catarina vai automaticamente ter uma observação no documento dizendo que ostenta nova placa de identificação veicular, por isso não precisa trocar”, afirma Ferrari.

A partir do dia 31 de janeiro de 2020 não serão todos os veículos obrigados a trocar de placa. As alterações serão para: carros novos; veículos que passaram por mudança de município; automóveis em que as placas não foram aprovadas em vistoria ou estão ilegíveis; e veículos que trocaram de categoria (como táxi que se torna veículo de passeio, por exemplo).

O que muda?

Na primeira versão apresentada para todo país, a nova placa mudaria parte dos caracteres, teria brasões dos estados e municípios de emplacamento, marcas d’água, estampa personalizada do Mercosul e ondas sinusoldais.

Primeira versão vinha com brasões dos estados. Reprodução / Detran – RJ

Porém, numa nova versão, os brasões e ondas foram retiradas. Agora, mudanças são de letras e números e a inserção de um QRCode, que será o único modo de saber de onde são os veículos.

Nova versão altera segundo número por letra e vem com QRcode. Imagem: Divulgação

De acordo com a nova norma, aqueles veículos que farão a troca terão o segundo número substituído por uma letra, na seguinte ordem:

0 – A           1 – B           2 – C           3 – D           4 – E           5 – F           6 – G           7 – H           8 – I           9 – J

Então, por exemplo um veículo que hoje tem a placa MCH1533, se tornará MCH1F33.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo