O mês de novembro também é de conscientização sobre a diabetes. A doença foi englobada junto ao câncer de próstata na campanha do Novembro Azul, focada na saúde do homem. Entretanto, qualquer pessoa pode ser diagnosticada com diabetes.
A doença crônica, Diabetes Mellitus, acontece quando o pâncreas não é mais capaz de produzir insulina ou quando o organismo não funciona mais de maneira adequada com a quantidade de insulina produzida.
Apesar do nome popular, existem vários tipos de diabetes. Pessoas de qualquer idade podem ser diagnosticadas, mas estima-se que 1 a cada 10 adultos vive com a doença no mundo atualmente.
“Isso representa cerca de 500 milhões de pessoas, e quase metade não sabe que tem a doença. Os principais tipos são o 1, 2 e o Diabetes Gestacional. O Diabetes Mellitus tipo 2 é mais comum em adultos e representa cerca de 90% de todos os casos”, detalha a endocrinologista Juliana Levy, diretora técnica da Clínica Madre.
A especialista também ressalta que é importante buscar um endocrinologista para ter um diagnóstico preciso do tipo da diabetes. “Em geral, a doença é de fácil diagnóstico e hoje um simples exame de sangue é capaz de detectar os níveis altos de glicose no sangue”, explica.