Um novo animalzinho de estimação na família é o início de uma incrível jornada, repleta de alegria e novas experiencias. Contudo, também requer cuidado e paciência para garantir uma transação suave.
Independente da idade, filhotes, adultos e idosos necessitam de uma boa adaptação no novo lar e na nova família. Além disso, a introdução gradual a outros animais de estimação e membros da família, especialmente crianças, é uma estratégia sábia para garantir que todos se sintam seguros e confortáveis.
O primeiro passo é conhecer o novo ambiente e também os outros moradores. Caso já tenha outros animais, apresente-os à distância e permita que ambos sintam o cheiro um do outro. Podem ser oferecidos petiscos para associarem esse momento como algo agradável.
É importante não forcar essa primeira interação, para evitar traumas e desavenças. Tenha atenção a cada animal e respeite o tempo de integração que cada um deles necessita, deixando eles juntos somente quando estiverem adaptados.
Sensação de segurança
Quanto à família, permita que o animal se aproxime à medida que se sinta seguro. Com as crianças, lembre que o animal pode se assustar com movimentos bruscos e muito barulho. Portanto, prepare as crianças para a chegada do novo companheiro.
Cada latido, rabo abanando e expressão curiosa é uma forma de comunicação do seu novo amigo. Lembre-se de dedicar tempo para entendê-lo e construir uma conexão harmoniosa. A paciência será sua aliada durante as primeiras semanas juntos.
Com compreensão e muito amor, a nova casa será o lar perfeito para essa nova e leal companhia. Que esta seja a primeira página de uma incrível história que construam juntos!