X
X

Buscar

Novo protesto paralisa circulação dos ônibus durante a manhã em Blumenau

Manifestação foi realizada das 3h às 6h

Um novo protesto do Sindicato dos Empregado nas Empresas Permissionárias do Transporte Coletivo de Blumenau (Sindetranscol) atrasou a circulação dos ônibus na cidade durante a manhã desta terça-feira, 19.

O protesto foi realizado entre 3h e 6h, quando os ônibus começaram a sair do Terminal da Fonte, algumas horas mais tarde do que o comum, o que atrasou a circulação em outros pontos da cidade durante a manhã. Uma manifestação similar foi realizada no último dia 7.

O Sindetranscol segue protestando por considerar que a empresa Blumob está retirando direitos e atacando o sindicato.

A demissão de um funcionário sem justa causa, que segundo o sindicato era o único dirigente negro que compunha o quadro sindical, foi considerado pelo Sindetranscol “um claro ataque a entidade e liberdade sindical”. A entidade investiga se “de alguma forma, houve motivação racista, bem como, algum crime contra a organização sindical”.

Além disso, o sindicato protesta contra a “retirada de direitos, como a retirada dos cobradores” que é estudada pela Blumob. O Sindetranscol é contra a medida, afirma que não foi convidado para discutir o assunto e que a manutenção desses cargos é “garantida por convenção coletiva de trabalho, além de uma lei municipal”.

A Prefeitura de Blumenau criticou a medida tomada pelo sindicato e disse ter sido surpreendida com o protesto.

Confira a nota publicada pela prefeitura

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), lamenta que novamente, assim como a população, foi pega de surpresa pela paralisação do transporte coletivo na manhã desta terça-feira, dia 19, promovida pelo Sindetranscol. Diante disso, como fiscalizadora do serviço, a SMTT ressalta que vai notificar a empresa pela segunda vez, por conta da paralisação do transporte. De acordo com o contrato, se a empresa infringir as regras contratuais, pode inclusive receber multa. Novamente a Prefeitura de Blumenau destaca que não apoia esse tipo de abordagem que interfere no atendimento de serviços tão importantes para os munícipes quanto o transporte coletivo“.


Veja agora mesmo!