Dispositivos portáteis são os favoritos do público
Atualmente o mercado de jogos movimenta cerca de 175 bilhões de dólares por ano. Os dados são da empresa de consultoria Newzoo, que também revelou que aproximadamente 86 bilhões desse total, ou seja, cerca de 60% são gerados somente pelo segmento mobile.
No Brasil não é diferente e além de serem utilizados para acessar sites com livros gratuitos, os mais de 400 milhões de dispositivos portáteis do país, entre notebooks, tablets e celulares, são os aparelhos favoritos do público para jogar seus games.
Jogos casuais como Angry Birds são os que mais fazem sucesso
Existem muitos motivos que fizeram com que os jogos casuais conquistassem o público, mas além da praticidade e conveniência de jogar a qualquer hora e em qualquer lugar, também podem ser mencionados os gráficos simples, mecânicas intuitivas e objetivos acessíveis.
Sendo assim não é surpresa que o clássico Angry Birds, que foi desenvolvido pela Rovio Entertainment há mais de uma década, continue sendo um dos games mais populares entre os entusiastas.
A jogabilidade simples e direta consiste em utilizar um estilingue que arremessa alguns tipos de pássaros com diversas habilidades especiais para destruir estruturas criadas por porcos.
As leis da física nem sempre são respeitadas, mas o alto nível de diversão e as diversas parcerias da série com franquias famosas como Star Wars fizeram com que o jogo se mantivesse sempre atualizado e possibilitou um número impressionante de 4,5 bilhões de downloads.
Na verdade, o sucesso da franquia foi tamanho que além dos prêmios acumulados ao longo da década, como “melhor jogo casual” e “aplicativo do ano”, Angry Birds também deu origem a dois filmes no cinema e em breve deve virar uma série na Netflix.
Muitos outros títulos também conquistaram o público ao longo dos anos
As diversas modalidades disponíveis de slots são outro tipo de jogo que tem conquistado os usuários pela simplicidade e facilidade de serem jogados de forma casual pelos entusiastas.
Assim como Angry Birds as slots contam com mecânicas muito simples que permitem que qualquer pessoa pegue o celular e comece a se divertir sem se preocupar com regras complicadas ou altos níveis de estratégia.
É claro que existem técnicas para melhorar as chances e muitas modalidades modernas contam com mecânicas extras que envolvem todo tipo de efeito especial, mas tudo que um usuário precisa para começar a jogar é apertar o botão para as slots começarem a girar.
Outro ponto que tem atraído cada vez mais fãs é o fato de que as rodadas podem durar de apenas alguns minutos até horas, o que torna fácil encaixar o jogo em qualquer momento da rotina, seja enquanto se prepara o jantar, espera o motorista do aplicativo de corrida chegar ou até mesmo como segunda tela durante os intervalos de uma partida de futebol.
No mesmo sentido, outro game casual que conquistou muitos usuários nos últimos anos é o clássico Subway Surfers. Maior expoente do gênero conhecido como “corrida interminável”, o título envolve controlar um corredor que precisa desviar de obstáculos enquanto acompanha os trilhos do metrô.
Ao longo dos anos o jogo lançou novas trilhas de metrô em cidades espalhadas pelo mundo, como São Paulo, Tóquio e Paris, e chegou a adicionar mais de 100 novos avatares diferentes, mas no fundo pouca coisa mudou e hoje ele é tão acessível e casual quanto no dia do seu lançamento.
Ainda assim as novas adições foram responsáveis por manter o game sempre interessante, e Subway Surfers não apenas conseguiu se tornar o primeiro título a atingir a marca de 1 bilhão de downloads no Android, mas atualmente também conta com uma série.
Muitos outros títulos poderiam ser mencionados
Além dos jogos citados acima, muitos outros clássicos casuais também conquistaram números expressivos de usuários e poderiam ter sido mencionados. Alguns dos principais são Garena Free Fire, Fortnite, Clash of Clans, Candy Crush e Clash Royale.