X
X

Buscar

Novos vereadores de Blumenau falam sobre perspectivas para 2021

Nas eleições municipais deste ano, seis novos legisladores foram escolhidos

Quase metade da Câmara de Vereadores de Blumenau seria renovada no ano que vem. Dentre os 15 escolhidos, apenas oito haviam sido reeleitos. Os outros sete, assumiriam o pleito de 2021 com a promessa de transformação.

Entretanto, com impugnação de duas candidaturas revertidas, o PSDB garantiu uma segunda cadeira na Câmara, reelegendo Alexandre Matias e ocupando o lugar que até então era de Diego Nasato, segundo candidato mais votado do Novo.

O partido, que estrearia no município com dois vereadores, ficará com apenas um. Porém, a principal mudança continua: duas mulheres foram eleitas após mais de uma década sem vereadoras em Blumenau.

Mas afinal, quais são as propostas e perspectivas dos novos legisladores da cidade para o próximo ano? O Município Blumenau conversou com os seis novos vereadores e trouxe a visão que os eleitos devem começar a implantar em janeiro.

Carlos Cezar Wagner (PSL)

Facebook/Reprodução

Com 2.220 votos, o Alemão da Alumetal, como é conhecido, será o único vereador do Partido Social Liberal na Câmara. Para ele, isso não é problema, especialmente após a entrada de tantos novos legisladores.

“Todos temos o mesmo interesse: uma Blumenau melhor. Não vão ser panelinhas como no último mandato. Esses partidos novos vão pensar bem diferente”, diz. Uma das suas principais propostas, é reduzir o orçamento da Câmara de Vereadores e focar na fiscalização do poder executivo.

Wagner conta que o resultado já era esperado, mas ele se sente vitorioso. Nas últimas eleições, onde 194 blumenauenses se candidataram, ele foi o 10º mais votado, com 2.841 votos. Na época pelo Democratas, ele não foi eleito por conta dos votos do partido. Neste ano, com 371 concorrentes, ele ficou em 11º.

“Agradeço muito todos os votos, mas é decepcionante saber que tantas pessoas deixaram de ir votar, ou votaram branco e nulo. É lamentável, pois quem não participou da decisão não pode reclamar depois”, opina.

Cristiane Loureiro (Podemos)

Facebook/Reprodução

Terceira candidata mais votada, com 3.124 votos, ela será a segunda vereadora do partido, ao lado de Marcelo Lanzarin. Cristiane ficou conhecida por ter sido presidente da fundação Pró-Família desde 2017. Ela também atuou como Secretária Municipal da Família.

Para ela, é uma honra representar a força da mulher no legislativo. Seus principais objetivos na Câmara de Vereadores envolvem as demandas das famílias, das pessoas idosas e da causa animal.

“É uma realização. Fico honrada pelos eleitores blumenauenses darem essa oportunidade para a representatividade feminina. Blumenau merece e com certeza faremos um grande trabalho, eu e a Silmara, assim como todos outros vereadores. Viemos para somar e meu foco é trabalhar pela família”, afirmou Cristiane.

Egidio Beckhauser (Republicanos)

Facebook/Reprodução

O técnico de Futsal e ex-Secretario Municipal do Esporte de Blumenau recebeu 2.733 votos. Egidio também já foi atleta de futebol e futsal. Por este motivo, sua prioridade como vereador será fomentar o esporte na cidade

“Mas não só ele. Saúde, educação e segurança pública também são situações que precisamos ter um olhar bem atento. Mas, principalmente, queremos ocupar os jovens, criar projetos esportivos e contribuir cada vez mais com sugestões”, conta.

Por ter sido afetado pela Covid-19, o vereador eleito relata que “a ficha só caiu agora”. No momento do resultado, ele estava acamado por conta da febre. O plano agora é se recuperar para poder comemorar.

“Esse talvez seja o maior desafio da minha vida até então. Já treinei até liga nacional, mas essa responsabilidade é muito grande. Me sinto extremamente preparado e muito grato pelas pessoas que confiaram na gente”, conclui.

Emmanuel Tuca Santos (Novo)

Facebook/Reprodução

Com 2.115 votos, Tuca, como é conhecido, será o primeiro vereador do partido Novo em Blumenau. Segundo o candidato eleito, a cadeira será ocupada por ele, mas o trabalho será de toda equipe do partido.

“Demorou muito para vir o resultado, mas fiquei muito feliz de ter alcançado a vitória.
É uma honra ter uma cadeira no legislativo municipal. Só consegui isso graças aos outros 13 candidatos, ao excelente trabalho de todos”, declarou.

Tuca destacou a campanha sem uso de dinheiro público e o processo seletivo pelo qual os candidatos do partido passam para concorrer pelo Novo. “As pautas que defendo são a fiscalização do executivo e a desburocratização das leis. Minha atuação será sempre para barrar o aumento de impostos e taxas municipais”, comenta.

Entretanto, ele deixou claro que não criou propostas “engessadas” durante a campanha para poder representar as demandas de toda população. “Principalmente de quem não tem representatividade. Vou legislar por toda Blumenau. Não estarei olhando as árvores, e sim a floresta toda”, conclui.

Maurício Goll (PSDB)

Facebook/Reprodução

Após três mandatos como suplente, o ex-Intendente Distrital do Grande Garcia, foi eleito com 2.231 votos. Para Maurício, a maior alegria é finalmente ver alguém da família conquistando uma cadeira no legislativo blumenauense.

“Meus avôs já eram lideranças políticas e agora o Garcia finalmente tem um vereador nascido e criado aqui. Desde 1996 ajudo a comunidade e acumulei experiência tanto no executivo quanto no legislativo”, conta.

As prioridades de Goll envolvem a manutenção da cidade, como melhoria das calçadas, garantia de acessibilidade nas edificações e nas ruas e fomentar a mobilidade urbana, o lazer, a saúde e o esporte.

“A comunidade está carente de homens públicos que ouçam ela. As pessoas querem o básico, que é o cuidado com a região em que elas moram. A cidade precisa de mais carinho. Essa eleição foi difícil, quem foi até a urna foi o eleitor fiel”, defende.

Silmara Miguel (PSD)

Facebook/Reprodução

Única candidata do Partido Social Democrático, Silmara recebeu 1.961 votos. Com longo histórico no voluntariado, ela trabalhou em uma confecção até se tornar assessora parlamentar, onde atuou com o vereador Marcos da Rosa por seis anos.

“É uma honra representar o blumenauense na Câmara, ainda mais sendo mulher. Mas meu foco é na família, não temos a intenção de brigar com os homens, mas unir forças e agregar nas conquistas das mulheres e de todos”, apontou Silmara.

Em seu plano para a Câmara de Vereadores, ela aponta que quer enaltecer a Deus, defender os princípios da família cristã, implantar uma agenda anticorrupção, valorizar a vida, proteger a criança, a mulher e o idoso”.


Quer receber notícias diretamente no seu celular? Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do jornal

Prefere ficar bem informado pelo Telegram? O jornal tem um canal de notícias lá. Clique aqui para participar