Núcleo de Fisioterapia da Udesc atende pacientes pós-Covid com dificuldade respiratória
Consultas são realizadas de forma online e gratuita
O Núcleo de Fisioterapia Respiratória da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) está atendendo gratuitamente e de forma remota pessoas que estão se recuperando da Covid-19. A proposta é voltada para pacientes que ficaram internados e seguem com dificuldades respiratórias ou motoras.
Apesar de projeto ter começado em Florianópolis, ele foi expandido para todo Brasil por ser feito online. O serviço foi desenvolvido para que pessoas que contraíram o vírus possam se recuperar completamente sem gastar nada.
Leia também: Central Pós-Covid em Blumenau tem nova data para começar funcionar
Para participar, o paciente precisa ter passado um tempo internado por conta do coronavírus e apresentar sintomas persistentes na respiração, como falta de ar, cansaço e dificuldade de manter funções do dia a dia ou realizar exercícios.
Ou até em funções motoras, com dificuldade em realizar tarefas diárias, fraqueza muscular, fadiga e dificuldade de realizar movimentos rotineiros. No momento, o foco são pessoas entre 18 e 74 anos.
Desde maio oito pacientes foram atendidos, incluindo pessoas de fora do Sul do Brasil. Os contatos devem ser feitos pelo e-mail covid.cefid@udesc.br ou pelo Instagram @lafir.udesc. É só enviar seu nome e telefone para se inscrever no projeto.