Número de casos de coronavírus em Santa Catarina passa dos 50
Anúncio foi feita em coletiva do governador do estado, na manhã deste sábado, 21
O governo de Santa Catarina confirmou na manhã deste sábado, 21, que o número de casos de coronavírus subiu para 51 no estado. Houve um aumento de 11 casos desde o último boletim, apresentado na noite desta sexta-feira, 20.
“E é bem provável que neste exato momento o número seja maior porque a todo momento estamos recebendo atualização dos laboratórios”, disse o governador Carlos Moisés da Silva.
Com a atualização, dois novos municípios entraram na lista: Jaguaruna e Gravatal, no Sul do Estado. Há casos registrados em Florianópolis (10), Braço do Norte (6), Tubarão (6), Criciúma (6), Balneário Camboriú (6), Joinville (4), Rancho Queimado (2), Imbituba (2), Chapecó (2), Jaguaruna (1), Jaraguá do Sul (1), São José (1), Itajaí (1), Navegantes (1), Pomerode (1) e Gravatal (1).
“É natural que o número cresça. O movimento de isolamento é para diminuir a curva de aumento. […] O governo federal estabeleceu que todo o território nacional tem transmissão comunitária. Antes era somente a região Sul do Estado, mas hoje todo o território catarinense é considerado de transmissão comunitária”, afirmou o secretário de Saúde, Helton de Souza Zeferino.
Segundo Zeferino, o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) está atendendo o aumento da demanda de testes no Estado. O órgão está organizando novos turnos de trabalho e um laboratório particular deve auxiliar o poder público.
Na quinta-feira, 19, a Secretaria de Saúde implantou um novo critério para testes da doença, atingindo um público “mais aleatório”. O Estado tem recebido kits para testar o coronavírus via governo federal.