Número de denúncias de maus-tratos aos animais em Blumenau chegou a 1.480 em 2020
Menos de 100 denúncias precisaram de notificações ou autos de infração
Apenas no ano passado, a Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e o Centro de Prevenção e Recuperação de Animais Domésticos (Cepread) receberam cerca de 1.480 denúncias de maus-tratos aos animais em Blumenau.
A maioria das denúncias são resolvidas com uma advertência verbal, seguida de uma segunda vistoria para análise do cumprimento das adequações solicitadas. Porém, 30 denúncias resultaram em autos de infração e 40 em notificações preliminares. O número de internações registradas pelo Cepread chegou a 255 após o atendimento do médico veterinário.
Denúncias sem procedência
De acordo com o diretor de educação ambiental e bem-estar animal, Ricardo Sieves, mais da metade das denúncias recebidas pela secretaria eram sem procedência, ou seja, ocorrências com informações incompletas e/ou com falta de materialidade.
“Os nossos fiscais e veterinários trabalham incansavelmente para atender todas as denúncias porém, muitas delas não apresentam endereço completo ou situação concreta de maus-tratos no local denunciado. Infelizmente esta prática está se tornando recorrente no município e acaba prejudicando o trabalho dos fiscais que poderiam estar atendendo animais que realmente precisam de ajuda”, reforçou Ricardo.
Diante dessa realidade, a Secretaria salienta a importância da realização de denúncias com fundamento de maus-tratos à animais domésticos de forma completa e coerente.
Em casos de suspeita de maus-tratos o denunciante deve levantar o maior número de dados possível, do proprietário e/ou do fato, de preferência com fotos ou vídeos, e aí sim, caso constatada a possibilidade de maus-tratos, fazer a denúncia pelo telefone 156 opção 1. A ação é muito importante para coibir a prática deste crime, quando feita com consciência e veracidade.
Atendimento
Na próxima segunda-feira, dia 11, a diretoria de bem-estar animal da Semmas terá uma reunião com as equipes de trabalho da Polícia Civil para alinhar as ações de atendimento em relação às denúncias de ocorrências de maus-tratos em Blumenau.
Adoções
Nas adoções, o número de animais que receberam um novo lar chegou a 124, enquanto cerca de 100 animais seguem aguardando tutores responsáveis para adoção. Interessados em adotar podem entrar em contato pelo telefone (47) 3323-8902 ou pelo WhatsApp de plantão (47) 9 9169-6343.