Número de pais multados por falta de cadeirinha em veículos cresce 57% em Blumenau

Crianças no colo do passageiro da frente ou soltas no banco de trás são cenas frequentes na cidade

O número de pessoas multadas em Blumenau por transportar crianças nos veículos sem cadeirinha cresceu 57% em 2017. O item é odiado por muitos pequenos e, às vezes, para evitar choros, os pais negligenciam a utilização. Sejam soltos pelo carro ou presos de maneira incorreta pelo cinto de segurança, os riscos são grandes.

“É melhor deixar a criança chorar uma ou duas horas do que você chorar uma vida inteira”, resume o chefe da Guarda de Trânsito, Jailson Rogério Candido.

No ano passado, o Seterb notificou 207 pessoas por transportarem menores de maneira irregular. O número foi 57% maior em comparação com 2016, quando o órgão registrou 132 notificações. A Polícia Militar também flagrou infrações de motoristas blumenauenses. Nos últimos dois anos, foram ao todo 230.

No sábado, 20, uma menina de seis anos morreu no bairro Velha depois de ser arremessada para fora do veículo. Segundo o Seterb, ela não estava presa ao equipamento de segurança. “Uma fatalidade que poderia ter sido evitada”, lamenta Candido.

Durante as abordagens da Guarda de Trânsito da cidade não é difícil encontrar crianças no colo do passageiro da frente ou soltas no banco de trás com as janelas abertas. A única exceção é o bebê conforto, que normalmente é mais utilizado, segundo Candido.

Quanto maior a criança, mais comuns são as infrações. A principal desculpa está no trajeto curto, quando os pais acreditam que os acidentes não vão acontecer. Mas eles acontecem.

“Ainda há bastante flagrante, principalmente por falta do assento de elevação”, enfatiza Candido.

Governo do Mato Grosso do Sul/Divulgação

Regras da cadeirinha 
O uso é obrigatório em todo o país. Quem for flagrado transportando menores de sete anos e meio sem o dispositivo é multado em mais de R$ 200, e tem o carro recolhido. A infração é gravíssima (sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação).

Os modelos de cadeira variam conforme a idade dos pequenos. Os bebês de até um ano devem ser levados no bebê conforto, de costas para o motorista. Crianças entre um e quatro anos precisam estar na cadeirinha presa com o cinto de segurança.

A partir dos quatro e até os sete anos e meio o assento de elevação é suficiente para deixar a criança segura. Depois desse período, caso o menor tenha ao menos um metro e quarenta e cinco centímetros de altura, o uso da elevação é dispensado. Apenas com dez anos de idade e com essa altura mínima a criança pode ser levada no banco da frente.

Leia também

Notícia de que radares seriam instalados nas praças de pedágio de Santa Catarina é falsa

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo