Números: julho termina como mês mais devastador da Covid-19 em Blumenau

Aumentos de 263,5% em infectados, 410% em óbitos e lotação total das UTIs são números mais preocupantes

Números: julho termina como mês mais devastador da Covid-19 em Blumenau

Aumentos de 263,5% em infectados, 410% em óbitos e lotação total das UTIs são números mais preocupantes

Cristóvão Vieira

A comparação dos dados da Covid-19 em Blumenau entre o fim do mês de junho e o fim do mês de julho comprova que este foi o mês mais devastador da doença na cidade. O número de testes positivos, por exemplo, saltou de 2.458 em 30 de junho para 8.936 nesta sexta-feira, 31.

Os dados de infecção, porém, podem ser contestados pelo fato de a Secretaria Municipal de Saúde ter aumentado consideravelmente o volume de testes. Já o aumento no número de óbitos pela doença é incontestável: se até junho Blumenau tinha apenas 10 mortes, julho termina com 51 – ou seja, 41 mortes ocorridas em apenas um mês.

Com o número total de 6.478 testes positivos para o novo coronavírus em julho, o mês termina com aumento de 263,5% em casos. Já no caso das mortes, o percentual é maior: 410% a mais. A média de testes positivos é de 209 diários, enquanto que a de óbitos é de mais de uma morte por dia.

Foi no mês de julho que – por mais de uma vez – Blumenau atingiu 100% de ocupação dos leitos de UTI regulares. O município passou a investir em leitos de guerra. Atualmente, a ocupação dos leitos regulares está em 95%, enquanto os de guerra está em 35%. Vale ressaltar que parte desta queda é devido justamente à morte de pacientes.

O mês começou com 22 pessoas hospitalizadas – entre enfermaria e UTIs – e agora está com 79, um aumento de 259% de pessoas hospitalizadas.


Ainda não está no grupo de notícias do jornal no WhatsApp? Clique aqui e entre agora mesmo.

Você tem Telegram? O jornal tem um canal de informações lá. Clique aqui e participe.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo